“A diabetes é absolutamente pandémica nos países desenvolvidos”, mas pode ser prevenida

A afirmação é de Isabel Ramôa, Coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA)

“A diabetes é absolutamente pandémica” nos países desenvolvidos, estando também “em crescendo nos países em desenvolvimento”, revela Isabel Ramôa, coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em entrevista ao Sul Informação.

A conversa surgiu a propósito do Dia Mundial da Diabetes, celebrado, anualmente, a 14 de Novembro, com o objetivo de consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

A médica destaca que este dia pretende ser “uma chamada de atenção” para uma doença cujo aumento se deve sobretudo ao “estilo de vida”, em particular a diabetes tipo 2 e, por isso, para a qual importa “chamar a atenção”.

Isabel Ramôa afirma que é muito importante que se reconheça que esta patologia pode ser prevenível, nomeadamente, a diabetes tipo 2.

 

 

Em relação à diabetes tipo 1, Isabel Ramôa salienta que, para a ULSBA, este ano é particularmente importante, uma vez que, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo já iniciou a colocação de “Bombas de Insulina” nos doentes, como o Sul Informação já noticiou.

Trata-se de um serviço assegurado pelo Centro de Tratamento de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua da Unidade Integrada de Diabetes da ULSBA, coordenado precisamente pela médica Isabel Ramôa.

 

 

 



Comentários

pub