Diabéticos Tipo1 já podem colocar “Bombas de Insulina” no Hospital de Beja

ULSBA começou a colocar bombas de insulina em pessoas com diabetes tipo 1, num centro único no Alentejo que serve todos as faixas etárias.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) iniciou, esta segunda-feira, a colocação das primeiras “Bombas de Insulina”, a pessoas com Diabetes Tipo1 da região. O anúncio foi feito pelo Conselho de Administração da ULSBA.

A colocação das primeiras “Bombas de Insulina” foi levada a cabo pelo Centro de Tratamento de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua da Unidade Integrada de Diabetes da ULSBA, coordenado pela médica Isabel Ramôa.

O “momento” representa, de acordo com a responsável, “um avanço clínico e tecnológico na ULSBA, neste mês de Novembro, dedicado à Diabetes”.

Isabel Ramôa explica que “estes mini-computadores, apenas com um clique num botão, vão administrando a insulina necessária, ao longo do dia”, permitindo ao doente ter “um melhor controlo”.

A responsável acrescenta que este “foi um processo complexo que necessitou de formação específica e organização de uma equipa da ULSBA, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicóloga, e que será uma mais-valia para as crianças, jovens/adultos com Diabetes Tipo1 da região.

Este Centro, que resultou de uma candidatura aprovada pelo Programa Nacional de Diabetes da Direção-Geral da Saúde, faz agora parte da Plataforma Nacional de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua.

Além do novo centro da ULSBA, que “serve todos os grupos etários”, apenas há, no Alentejo, um centro pediátrico no hospital de Évora, que só coloca bombas de insulina em crianças até aos 18 anos.

Durante esta semana, serão colocadas bombas em três jovens adultos (único centro de momento na região Alentejo para este grupo etário), revela a ULSBA.

De 15 a 17 de Novembro e entre 6 a 8 de Dezembro, serão colocadas bombas a quatro crianças, que assim não terão que se deslocar ao Centro Pediátrico de Évora.

Até ao final do ano, será também atribuída uma bomba a outro adulto, perfazendo um total de oito bombas colocadas até ao início de 2022.

 

 
 

 
 



Comentários

pub