Programa da ULSBA sobre Saúde Mental na pandemia distinguido pela sua excelência

PROGERPSI, da responsabilidade da Equipa de Psiquiatria do Trabalho da ULSBA, foi o programa galardoado

O júri do prémio “Investir em Saúde 2021″ decidiu distinguir o projeto da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) “Programa de Gestão Integrada de Riscos Psicossociais: Iniciativas e Ações Face à Pandemia Covid-19”, pela excelência da sua candidatura à categoria «Recuperação da Pandemia».

O programa (PROGERPSI) visa promover e prevenir a saúde mental, bem como diagnosticá-la e tratá-la, precocemente, promovendo a reabilitação biopsicossocial em meio laboral dos trabalhadores da ULSBA.

Além disso, o programa pretende “contribuir para a melhoria das condições de trabalho e produtividade da instituição, através de medidas de prevenção e mitigação dos riscos psicossociais”.

A ULSBA explica que “este prémio visa reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que colaboram no programa e, eventualmente, apontar caminhos futuros para outras unidades de saúde”.

O Sul Informação entrevistou, em fevereiro deste ano, Pedro Moura, um dos médicos psiquiatras responsável pelo PROGERPSI.

A funcionar desde 2017, numa colaboração, essencialmente, entre o serviço de Psiquiatria e o serviço de Saúde Ocupacional – embora com elementos de outras unidades funcionais – o programa tem vindo a implementar medidas de prevenção primária, secundária e terciária, tendo tido um incremento muito substancial na procura por parte dos profissionais da ULSBA desde o início da pandemia.

O Prémio “Investir em Saúde” pretende distinguir as melhores práticas em três áreas da saúde: Value-Based Healthcare, Recuperação da pandemia e Adoção de tecnologia.

O Jornal de Negócios e a Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, com o apoio institucional da APAH – Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares – e em colaboração com a Accenture, enquanto Knowledge Partner, associam-se para mais uma edição da “Investir em Saúde”.

De acordo com as entidades organizadoras do Prémio que galardoou o projeto da ULSBA, “após um ano, o impacto da pandemia nos sistemas de saúde de todo o mundo tornou-se mais expressivo e visível. Em conjunto, deverão todos os intervenientes encontrar soluções para uma recuperação sustentável, eficaz e centrada no doente”.

“A partilha de boas práticas é um acelerador importante para a retoma da atividade normal e recuperação da atividade em saúde”, frisam os parceiros da iniciativa.

 

 
 
 



Comentários

pub