Odemira: Município e comunidade ajudam a reerguer o Clube Fluvial Odemirense

Clube já voltou ao ativo

Sede do Clube depois do incêndio

O município de Odemira anunciou esta quarta-feira, 27 de Outubro, que «vai apoiar a recuperação do Clube Fluvial Odemirense» e saúda a forma como «a direção do clube reagiu e iniciou de imediato esforços para retomar a atividade, após o incêndio que destruiu as suas instalações e equipamento».

O executivo municipal congratula igualmente «o extraordinário movimento de solidariedade da comunidade odemirense, e não só, gerado em torno do clube».

No primeiro dia de exercício do novo executivo municipal, decorreu uma reunião entre o presidente da Câmara, Hélder Guerreiro, e a direção do clube, «onde foi manifestada a disponibilidade do município para apoiar a reposição da capacidade competitiva, estando a ser avaliada a dimensão do apoio financeiro a atribuir», explica a autarquia odemirense.

A direção do clube iniciou, nos dias seguintes, uma campanha de angariação de donativos, estando a receber a ajuda de empresas locais e de particulares.

Já a Federação Portuguesa de Canoagem expressou «a maior solidariedade ao clube» e divulgou que está «disponível para colaborar na sua recuperação e apetrechamento».

Também o canoísta, campeão mundial e medalhado olímpico, Fernando Pimenta, manifestou o seu apoio ao Clube Fluvial Odemirense nas redes sociais, apelando à ajuda de todos.

Na madrugada de 9 de Outubro, deflagrou um incêndio na sede do clube, junto à zona ribeirinha de Odemira, que destruiu todo o equipamento de competição, incluindo cerca de 60 embarcações, assim como todo o ginásio, balneários e material de apoio logístico, num prejuízo que ronda os 200 mil euros, sem contar com o próprio edifício, cuja estrutura ficou bastante danificada.

Apesar dos prejuízos, a coletividade, fundada em 1984 e que que conta atualmente com cerca de 50 atletas, retomou a atividade na mesma semana.

Com recurso a embarcações antigas que se encontravam no exterior e de embarcações emprestadas por clubes e empresas, os atletas regressaram de imediato aos treinos e já participaram em competições oficiais.

No próximo fim de semana, dia 31 de Outubro, vários atletas e amigos do Clube Fluvial Odemirense vão participar na XXIV Subida Internacional do Arade, na vertente de competição e de turismo náutico, organizada pelo Clube Naval de Portimão, e cuja direção decidiu entregar ao clube de Odemira a receita proveniente das inscrições.

 



Comentários

pub