Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A ciclista Raquel Queirós da equipa algarvia Velo Performance/JS Campinense conquistou este domingo, em Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021, a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

A última etapa, 94,7 quilómetros entre Caldas da Rainha e a capital, foi ganha por Lucy Lee (Team LDN/Brother UK). A tirada foi atacada desde muito cedo, devido à ambição das britânicas da Team LDN/Brother UK de recuperarem a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do
Desporto, que perderam na véspera para Raquel Queirós.

No entanto, a corredora vila-condense da equipa louletana, apoiada pela equipa mista formada pelo Clube BTT de Matosinhos e pela Velo Perfomance/JS Campinense resistiu às investidas, marcando sempre a roda de Danielle Shrosbree.

Banner lateral albufeira

Os ataques reduziram o pelotão, mas as melhores mantiveram-se sempre juntas, o que permitiu uma disputa ao sprint, na zona ribeirinha de Lisboa. A equipa do Reino Unido não conseguiu assaltar a geral, mas ganhou mais uma etapa por Lucy Lee, que cruzou à frente do pelotão, ao fim de 2h55m54s de corrida.

Lucia García e Laura Rodríguez, ambas da Seleção da Catalunha, ocuparam as posições imediatas.

Vera Vilaça, também de uma equipa algarvia, a Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, foi sexta em Lisboa e recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa na etapa.

Raquel Queirós foi a sétima a cortar a meta, com o mesmo tempo da vencedora, e fez história ao sagrar-se vencedora da primeira Volta a Portugal Feminina Cofidis.

A ciclista da Velo Performance/JS Campinense concluiu as quatro etapas com 7h28m52s, menos 35 segundos do que a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok- Vilanonvense Cycling Girls) e menos 48 segundos do que a catalã Iris Gómez, segunda e terceira, respetivamente.

«Sinto-me extremamente orgulhosa. Nunca imaginei poder ganhar esta corrida. Vim para aqui sem saber o que o meu corpo poderia dar, mas é óbvio que estou muito, muito, muito contente por levar a camisola amarela para casa. A etapa de hoje foi muito dura, mas tive a ajuda da minha colega Mariana [Líbano] e de outras corredoras portuguesas, que se uniram para garantir uma vitória nacional. Tenho de agradecer a
todas as meninas que me ajudaram a vencer esta corrida», reconhece Raquel Queirós.

Danielle Shrosbree conquistou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. Sofia Gomes ganhou a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor júnior em competição.

 



maozorra

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações