“Há Festa no Paço!”: música para todos em Alcáçovas…e com um chocalhofone

O chocalhofone resulta das investigações musicais de Christopher Bochmann

A histórica Banda da Sociedade União Alcaçovense apresenta-se amanhã, 10 de Setembro, às 19h00, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, para um concerto intitulado “Há Festa no Paço! Música Portuguesa e Norte-Americana dos séculos XX-XXI”.

O programa, de cariz internacional, propõe peças que ilustram a versatilidade expressiva e os ambientes musicais inerentes às bandas filarmónicas.

Esta vai ser ainda uma oportunidade para ouvir e conhecer de perto o célebre chocalhofone, um instrumento constituído por uma sequência específica de chocalhos do modelo “picadeira”.

O concerto, de entrada livre e vocacionado para todos os públicos, insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER numa parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.

 

A Banda da Sociedade União Alcaçovense (conhecida como SUA), indubitavelmente uma das joias do património cultural do concelho de Viana do Alentejo, apresenta-se em “casa” – no também emblemático Paço dos Henriques – para um espetáculo que celebra a tradição filarmónica e a estreita ligação à comunidade.

O programa intitula-se “Há Festa no Paço! Música Portuguesa e Norte-Americana dos séculos XX-XXI” e integra obras de natureza distinta, que espelham a versatilidade musical e as diferentes vocações artísticas das bandas.

Entre elas, sobressai Beira Mar, do compositor português Amílcar Morais, que representa, nas palavras do maestro da SUA, Hugo Monteiro, uma marcha de rua, “o ambiente natural das bandas filarmónicas, tocar a marchar nas ruas a animar festas e romarias”.

Amores de Pedrógão configura uma peça tradicional que ilustra a animação de eventos relacionados com o quotidiano do Alentejo. Num plano internacional, Incantations, do norte-americano Robert W. Smith, é a “típica obra de concerto, de um compositor mais contemporâneo, escrita especificamente para este tipo de bandas.”

Dotada de firme vocação formadora, a SUA conta atualmente com 28 elementos e, sob a batuta de Hugo Monteiro, o seu diretor musical desde 2013, tem conseguido manter viva a filarmonia no concelho. Os muitos convites para atuações em eventos e encontros de bandas civis – inclusive internacionais – e a gravação de um CD, Reflexos de uma Vida (2004), atestam os méritos da banda.

Ao longo dos seus 136 anos de existência, a SUA tem sido um polo local de dinamização sociocultural, com mais de 600 associados, numa população residente com perto de 2000 indivíduos, o que é de realçar. Berço musical de muitos alcaçovenses, a importância da SUA no contexto local foi já reconhecida com a atribuição da Medalha de Honra do Município, em 2005.

 

O célebre chocalhofone, um instrumento constituído por uma sequência específica de chocalhos do modelo “picadeira”, desconhecido por muitos, resulta das investigações musicais de Christopher Bochmann, compositor e professor da Universidade de Évora.

Tem como novidade o facto de nele serem utilizados exclusivamente chocalhos alentejanos, de fabrico artesanal, saídos de uma fábrica de Alcáçovas. A sua afinação, em termos cromáticos, é semelhante à do xilofone ou do vibrafone, com o âmbito (extensão) de duas oitavas e meia.

Monumento basilar da identidade local, o Paço dos Henriques – o antigo Paço Real da vila de Alcáçovas – torna-se digno de particular nota pelo seu valor histórico, artístico e simbólico.

A memória mais célebre a ele associada é haver sido o cenário da assinatura, em Setembro de 1479, do Tratado de Alcáçovas, um acordo de paz entre Portugal e Castela. Recentemente renovado, o conjunto arquitetónico encontra-se classificado pelo Estado como Imóvel de Interesse Público e alberga vários equipamentos culturais, como o auditório, o posto de turismo ou a biblioteca local.

Este espetáculo de sexta-feira em Alcáçovas é uma espécie de pontapé de saída para mais um fim de semana de Festival Terras sem Sombra, que terá lugar em Viana do Alentejo, sede do concelho.

 

 

 



Comentários

pub