Terras sem Sombra estreia-se em Viana do Alentejo com música checa e arte chocalheira

Esta é a primeira vez que o festival se apresenta no concelho de Viana do Alentejo

Obras primas da música checa dos séculos XIX e XX, a ancestral arte chocalheira de Alcáçovas e uma ação de biodiversidade sobre a Ribeira de Papa-Galos ou de Alcáçovas – um curso de água que nasce na região de Évora e percorre 74 quilómetros. Eis mais um fim de semana de Terras sem Sombra, nos dias 11 e 12 de Setembro, em Viana do Alentejo. 

Tudo começa no sábado à tarde, às 15h00, em plena vila de Alcáçovas, no Paço dos Henriques – o antigo Paço Real onde se celebrou o célebre Tratado de Alcáçovas, em 1479.

É lá que se iniciará uma jornada em que soará o inconfundível tilintar, baço e metálico, do chocalho. Guiados pelo antropólogo Paulo Lima e pelo mestre chocalheiro Francisco Cardoso, entre outros conhecedores do património local, os participantes na ação de património serão convidados a conhecer um dos elementos mais característicos da paisagem sonora dos territórios onde impera o pastoreio tradicional.

No Alentejo, região de grandes pergaminhos na pecuária extensiva, o fabrico de chocalhos representa uma arte singular, com mais de dois mil anos.

Os segredos desta arte, transmitida de pais para filhos, requer um processo manual muito próprio, cujos segredos são preservados com sigilo, e a freguesia de Alcáçovas constitui um dos seus epicentros em Portugal. Em vias de se perder, devido à industrialização e ao desaparecimento das velhas técnicas de apascentamento, a arte chocalheira foi classificada pela UNESCO, em 2015, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, uma forma de salvaguardar este antigo ofício e que voltou a colocar os chocalhos na ordem do dia.

O há muito aguardado concerto pelo Smetana Trio acontecerá às 21h30, no Cineteatro Vianense e promete uma noite repleta de emoções.

“Como Um Vaso de Cristal: Trios Para Piano da Europa Central” é o título do programa que reúne três obras dos grandes compositores checos Vítězslav Novák, Bohuslav Martinů e Bedřich Smetana.

Nas palavras do diretor artístico do Festival Terras sem Sombra Juan Ángel Vela del Campo «esta é uma espécie de viagem à quinta-essência da música checa dos séculos XIX e XX».

Fundado em 1934 por grandes intérpretes de carreira internacional, o pianista Josef Pálenícek, o violinista Alexandr Plocek e o violoncelista František Smetana, o Smetana Trio é o mais destacado ensemble camerístico, no repertório em que se especializou, da República Checa, e impôs-se, há muito, como uma referência internacional.

Autor de vasta discografia, o agrupamento salientou-se pelos registos dedicados às integrais dos trios para piano de Shostakovich e Ravel e à obra de Dvořák, que receberam o BBC Music Magazine’s Chamber Award e o Diapason d’Or em 2007.

A completar o fim de semana em Viana do Alentejo, realiza-se no domingo de manhã (12 de Setembro, 9h30) a habitual ação de biodiversidade, com ponto de encontro marcado no Jardim de Alcáçovas.

Orientada por dois peritos, Cristina Branquinho (professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e por João Mendes (ambientalista), a ação incide sobre a Ribeira de Papa-Galos ou de Alcáçovas – um curso de água que nasce na região de Évora e percorre 74 quilómetros, antes de desaguar já perto de Alcácer do Sal.

Esta é a primeira vez que o festival se apresenta no concelho de Viana do Alentejo, fruto de uma parceria com o município local a que se associaram outras entidades locais. A próxima (e última etapa) do Terras sem Sombra, neste Verão, é Odemira (18 e 19 de Setembro).

Aos aclamados belgas do Terra Nova Collective, sob a direção de Vlad Weverbergh, caberá o fecho da 17.ª temporada do festival alentejano que, neste ano atípico, celebrou o renascer sob o mote “Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)”

O Festival Terras sem Sombra é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes.

 

11 de Setembro | 15h00 | Património

Música ao Longe: O Chocalho e a Arte Chocalheira

Paço dos Henriques, Alcáçovas

11 de Setembro | 21h30 | Música

Smetana Trio “Como um vaso de cristal: trios para piano da Europa Central”

Cineteatro Vianense, Viana do Alentejo

12 de Setembro | 09h30 | Biodiversidade

Do Pego da Ponte ao Moinho do Diegues: A Ribeira de Papa-Galos ou de Alcáçovas

Jardim de Alcáçovas

 



Comentários

pub