Beja reconhecida com a Bandeira “Cidade de Excelência”

Implementação de práticas inovadoras nas ações de qualificação do seu território ditaram a distinção

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu a bandeira “Cidade de Excelência – Nível IV” a Beja, como reconhecimento público do meritório trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território.

A Câmara de Beja explica, em nota de imprensa, que “os fundamentos para tal acontecimento, prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local (PAL) proposto pelo município de Beja, aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a 22 de setembro de 2014, incidindo nos eixos «Cidade ou Vila Acessível para Todos» e «Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana»”.

A autarquia hasteou as últimas bandeiras [Cidade de Excelência Nível II, no dia 2 de fevereiro de 2017 e Cidade de Excelência Nível III, no dia 22 de junho de 2018], por ter atingido um nível de execução dos projetos que estavam definidos no referido PAL.

Atualmente, e após avaliação da equipa externa da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, foi atingido o grau de maturidade de implementação desses projetos, permitindo, assim, ao município, atingir o nível seguinte [Cidade de Excelência Nível IV], de resto, um dos primeiros municípios a hastear a Bandeira com este nível.

Para a atribuição da distinção, a autarquia divulgou uma lista de projetos já concretizados e outros em conclusão.

Entre eles, destaque para a a colocação de sinalização informativa e direcional (monumentos, restaurantes, e pontos turísticos) – mupis interativos, totens informativos, em língua portuguesa, inglesa e braille e indicação das distâncias físicas, em tempo, aos principais recursos patrimoniais, culturais e serviços públicos da cidade, complementados pelo mapa interativo “Beja 360 (www.beja360.pt) e instalação de Abrigos de Passageiros e Acessibilidades.

A Valorização Turística da Albufeira dos Cinco Reis, bem como a Reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho, a construção de um parque de estacionamento no Largo da Estação Ferroviária, a implementação de percursos acessíveis na cidade de Beja, a reabilitação do Mercado Municipal de Beja e requalificação do efidicio da Piscina Descoberta foram outros projetos que contribuiram para a atribuição da Bandeira “Cidade de Excelência -Nível IV”.

O município salienta que “Trabalhar em Rede, é um modo de crescer juntos, ampliar conhecimento. Partilhar vontades e inovação. Num tempo de desafios enormes na resiliência dos territórios acreditamos que este seja um dos caminhos para atingir objetivos mais rápidos e com menores custos. Rede é fazer mais com menos”.

No comunicado lê-se, ainda, que “esta Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto que se iniciou em 2013, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade ICVM, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos Municípios Portugueses no Portugal 2020. Com os olhos postos na qualidade de Vida dos seus munícipes, esta REDE, de quase 50 municípios, tenta todos os dias trabalhar o presente, com o objetivo de atingir um futuro de excelência”.

Comentários

pub