Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Os alunos dos vários níveis de ensino do concelho de Albufeira vão usufruir de cerca de três dezenas de ações, expositivas e práticas, a ter lugar ao longo do ano letivo no Museu Municipal de Arqueologia, no Arquivo Histórico Municipal e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

Estas propostas constam do Guia do Serviço Educativo e de Divulgação – Cultura, que já está concluído.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira vai proporcionar ao público escolar visitas orientadas de contacto com as coleções do museu, com incício na sala da pré-história.

festival do marisco de olhao

Caso as escolas desejem, a atividade pode «ser complementada com uma visita orientada à zona antiga, permitindo, deste modo, estabelecer relações entre o museu e o território, bem como perceber a evolução do núcleo urbano de Albufeira «através da observação in loco de alguns vestígios existentes nesta zona, como é o caso da antiga Igreja, do Castelo, das suas antigas ruas e características do casario nesta zona».

Também é possível visitar o exterior e interior  do Castelo de Paderne, uma fortificação islâmica, «com explicação histórica da sua construção, urbanismo, ocupações e razões do seu abandono».

 

Sul Informação

 

A ação “Conservas dos Romanos até Hoje”, nos tanques de Santa Eulália onde os romanos faziam a salga do peixe e confecionavam o Garum, produto feito à base de vísceras de peixe, destinada a alunos do 1.º e 2.º ciclos escolares, é outra das propostas.

Ainda no que toca ao Museu Municipal de Arqueologia, são sugeridas as atividades “Peça a Peça, Descobre… depressa!”, destinada a crianças do pré-escolar (3-5 anos de idade), “Caça ao Património”, para alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos), dois Peddy Papper, um ao Cerro do Castelo e outro ao Castelo de Paderne, um ciclo de recitais para alunos do 4º ano, em parceria com o Conservatório de Música de Albufeira, e a realização de um ”Percurso pedestre no Sítio da Ribeira de Quarteira” (escolas e público em geral).

Os interessados em participar nestas visitas e atividades deverão fazer a marcação com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Para isso, devem entrar em contacto com o Serviço Educativo e de Divulgação da Câmara, através do 289 599 508 ou do email [email protected].

 

Sul Informação

 

Quanto às atividades na Biblioteca Municipal Lídia Jorge para o público mais jovem, «há visitas orientadas com uma hora de duração à Biblioteca, às quartas-feiras, entre as 11h 00 às 15h00, destinadas aos alunos do pré-escolar e das E.B. 1º; 2º e 3ª Ciclo».

«A visita é complementada com uma atividade pedagógica consistindo a mesma na realização de marcadores de livros, adequados ao grupo de visitantes», segundo a Câmara de Albufeira.

As crianças do pré-escolar e E.B. 1º Ciclo (capacidade de 1 Sala) também terão uma Hora do Conto a elas dedicada.

O agendamento destas atividades deverá ser feito com um mês de antecedência para o email [email protected]. Mais informações podem ser obtidas através do número 289 598 857.

«Já o Arquivo Histórico Municipal tem 15 atividades para os mais novos, umas de caráter expositivo e outras com vertente prática», diz a autarquia.

“Viagem no Tempo as Histórias que uma Imagem Guarda”, “A Marchar para as Trincheiras Relembrar 1914-1918“, “Expostos: as crianças da Roda”, “Remexido: Albufeira, Vila Negra”, “O papel do arquivista e o Arquivo em papel”, “O Terramoto de 1 de Novembro de 1755”, “5 de Outubro de 1910: a Revolução Republicana” são algumas das atividades propostas.

O mais informações podem ser obtidas no site do Arquivo Histórico.

Neste caso, as sessões podem ser marcadas através do telefone 289 599 638 ou do email [email protected].

 

 

 



festival do marisco de olhao
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa

Nova EB 23 Castro Marim

Castro Marim quer «requalificar, ampliar e modernizar» escola EB 2, 3

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas