Os concelhos de Odemira, Sines e Grândola vão ter limitação de circulação na via pública, a partir das 23h00, anunciou esta quinta-feira, 1 de Julho, a ministra Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa.
Todos estes concelhos alentejanos estão em risco muito elevado.
Em Odemira, por ser território de baixa densidade, os restaurantes, cafés e pastelarias – com um máximo de 6 pessoas no interior ou 10 em esplanadas – podem estar abertos até às 22h30 e os espetáculos culturais podem acontecer também até às 22h30.
Já em Sines e Grândola, estes espaços – podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo) e os casamentos e batizados só podem ter 25% da lotação.
Os supermercados e o comércio a retalho podem funcionar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados.
Quanto às lojas são autorizados a funcionar até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao sábado, domingo e feriados.
Segundo Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, a situação «voltou a deteriorar-se» no país, uma vez que «não há condições para manter a pandemia controlada».
A governante adiantou ainda que o cerco, ao fim de semana em Lisboa, se mantém e que a limitação de circulação na via pública, a partir das 23h00, nos concelhos de maior risco, deverá entrar em vigor já esta sexta-feira, 2 de Julho.