Festival Terras sem Sombra regressa com concerto de agrupamento belga em Barrancos

Terras sem Sombra retoma a atividade com música vinda da Bélgica, o país convidado desta 17ª temporada

Os barrancos de Barrancos – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Les Abbagliati atuam a 19 de Junho (21h30), em Barrancos, no arranque, atrasado pela pandemia, da 17.ª temporada do Festival Terras sem Sombra, com um concerto de referência para o conhecimento da música do Barroco. O fim-de-semana em terras barranquenhas inclui ainda uma visita ao património edificado e paisagístico da vila raiana e uma ação de sensibilização para a geodiversidade.

“Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)” dá o mote à 17.ª temporada do Festival Terras sem Sombra, que apresenta, em diferentes palcos alentejanos, intérpretes vindos de dois países europeus.

Aos concertos de agrupamentos da República Checa e de outros países – reprogramados da edição anterior interrompida devido à situação pandémica – juntam-se as presenças de artistas da Bélgica, o país convidado desta edição de 2021.

Com um calendário diferente do que era habitual, já que se estende de Junho a Outubro, o Terras sem Sombra oferece, nos concelhos anfitriões, para além da música, atividades ligadas ao Património e à Biodiversidade.

As iniciativas, de entrada livre e gratuita, decorrem aos fins-de-semana e estão sujeitas às regras sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.

 

O programa do fim-de-semana inaugural do Festival, em 19 e 20 de Junho, tem como destaque a atuação dos Les Abbagliati no Cineteatro de Barrancos, sábado, às 21h30.

Em formato de quarteto, o agrupamento apresenta-se com a cantora Soetkin Elbers (soprano), Sien Huybrechts (flauta), Rona Kernoa (violoncelo e viola da gamba) e Dimos de Beun (cravo), artistas-chave no panorama da música europeia da atualidade.

Les Abbagliati apresentam um programa intitulado “As Harmonias do Amor: Paixão e Superação na Música Barroca”, que integra peças dos compositores Händel, Bononcini, Scarlatti, d’Astorga e Vivaldi.

O nome do agrupamento – em português, Os Deslumbrados –, traduz bem o deslumbramento por um património artístico do Barroco, um período que marcou indelevelmente a História da Música.

 

A par do momento musical, o fim-de-semana integra ainda as acões de Património e de Salvaguarda da Biodiversidade. Na tarde de sábado, dia 19 (15h00), realiza-se uma visita guiada pela vila de Barrancos, intitulada “Entre o Alentejo e a Andaluzia”.

A peculiar história da localidade será pretexto para um olhar e reflexão acerca das particularidades do urbanismo e da arquitetura (tradicional e erudita), numa zona raiana profundamente marcada pelo encontro das tradições construtivas do Alentejo e da Andaluzia, a que Barrancos imprimiu um cunho próprio.

 

No que respeita à atividade de património natural, o convite é para a observação da geodiversidade do Vale da Ribeira de Múrtega, sob a orientação do geólogo João Matos, do Laboratório Nacional de Geologia e Energia.

O programa do Festival Terras sem Sombra em Barrancos oferece uma oportunidade rara para se assistir a um concerto de música barroca por um ensemble que tem atuado em diversos festivais internacionais, assim como propõe atividades que visam a sensibilização para a salvaguarda do património histórico e cultural de uma das regiões raianas mais singulares de Portugal.

O calendário para 2021 do Festival Terras sem Sombra prosseguirá a 26 e 27 de Junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento La Ritirata, num concerto subordinado ao tema “Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)”.

Arraiolos (3 e 4 de Julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de Julho), Castelo de Vide (31 de Julho e 1 de Agosto), Beja (7 e 8 de Agosto), Sines (21 e 22 de Agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de Setembro), Viana do Alentejo (12 e 13 de Setembro) e Vila Nova de Milfontes,  (18 e 19 de Setembro) seguem-se na programação da presente temporada do Festival.

O Festival Terras sem Sombra é uma temporada cultural que, em itinerância por diversos concelhos do Alentejo, propõe um programa que abarca a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade. Todas as atividades acontecem aos fins de semana e são de entrada livre e gratuita.

Promovido pela associação Pedra Angular – entidade cultural e científica, sem fins lucrativos, fundada em 1996 –, o Festival é uma iniciativa da sociedade civil que visa dar a conhecer a um público alargado um território, o Alentejo, que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta um dos melhores índices de preservação da Europa.

A sensibilização das comunidades locais para a valorização e a salvaguarda dos recursos culturais e naturais é uma prioridade do Festival.

O Festival Terras sem Sombra é um projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

 

 

 
 



Comentários

pub