Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Promover o uso eficiente de água, a educação ambiental e também dar uma resposta integrada na deteção de fugas são os objetivos do Centro de Ciência da Água que foi apresentado, esta quarta-feira, 12 de Maio, em Beja.

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja é a responsável pela execução e desenvolvimento do projeto, que arranca com um investimento de cerca 100 mil euros financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O CCA é uma unidade móvel multifuncional que dará uma resposta integrada na ação de deteção de fugas de água.

lagos eventos

 

Sul Informação

 

Em simultâneo, este novo equipamento «permitirá dinamizar uma importante componente de educação e sensibilização ambiental, permitindo realizar ações de demonstração inseridas no novo paradigma de gestão em contexto de pandemia Covid-19», realçou Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, que participou na apresentação.

Questionada quanto à importância deste projeto para região, a governante começou por destacar a sua valência relacionada com a educação ambiental, associada, em particular, ao uso eficiente da água.

A «garantia de resiliência do sistema» foi outra mais-valia apontada pela governante, explicando que o novo equipamento será fundamental para combater alguns dos desafios mais importantes em termos de sistemas de saneamento e de abastecimento.

 

Reprodutor de áudio

 

Questionada quanto «à consciência do valor da água», Inês dos Santos Costa disse aos jornalistas que, de uma forma geral, «as pessoas focam-se muito no preço da água» e «esquecem-se do valor associado ao recurso».

 

Reprodutor de áudio

 

«O CCA é um projeto muito ambicioso que a EMAS tinha em carteira, já há algum tempo e que esperava materializar», assim que estivessem reunidas as condições, explicou Rui Marreiros, administrador executivo da EMAS.

 

Reprodutor de áudio

 

De acordo com o responsável, o projeto permite uma abordagem em duas dimensões diferentes: por um lado na dimensão da sensibilização ambiental e, por outro, permite a melhoria da capacidade operacional da EMAS.

 

Reprodutor de áudio

 

vila do bispo
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - Moura reabilita pavimentos em Santo Aleixo da Restauração

Moura reabilita pavimentos em Santo Aleixo da Restauração

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja mostra à comunidade a investigação que faz

Sul Informação - Turismo do Alentejo lança candidaturas ao programa “Alentejo/Ribatejo Events” [com áudio]

Mértola, Serpa, Moura, Barrancos e 35 municípios espanhóis criam geoparque transfronteiriço