Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Uma task force exclusiva para o concelho de Odemira, para «operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19» e a intensificação da vacinação no concelho são duas das medidas que serão implementadas neste município, para combater a elevada incidência da doença.

Nos últimos dias, Odemira, que foi um dos quatro concelhos que teve de voltar atrás no desconfinamento e tem a taxa de incidência mais elevada do país, foi visitada por membros do Governo, que anunciaram medidas extraordinárias de combate à pandemia.

Segundo os últimos dados divulgados pela DGS, referentes ao período entre 7 e 20 de Abril, Odemira registou 991 casos por 100 mil habitantes, a mais elevada da lista relativa à incidência cumulativa a 14 dias.

festival do marisco de olhao

No mesmo dia em que estes dados foram divulgados, a passada sexta-feira, dia 23, Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e coordenador regional do combate à pandemia, reuniu-se com José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.

Neste encontro, o membro do Governo anunciou a criação da task force, que «reúne várias entidades locais e regionais e fará o acompanhamento diário da situação epidemiológica no concelho», e «informou sobre as medidas a implementar no território», segundo a autarquia odemirense.

No domingo, dia 25 de Abril, foi anunciado um reforço da vacinação em Odemira, à semelhança do que acontecerá em Portimão, na sequência de uma visita de Jorge Seguro Sanches, de António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e do vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do Plano de Vacinação, ao Centro de Vacinação de São Teotónio.

Nas próximas semanas, serão administradas «mais 6 mil vacinas» no concelho de Odemira, «com o objetivo de abranger o maior número de habitantes possível».

«Até à primeira quinzena de Maio, pretende-se que mais de 40% da população esteja vacinada, de acordo com os critérios estabelecidos, designadamente periodizando os cidadãos por idade e doença de risco», segundo a Câmara de Odemira.

O reforço da vacinação já tinha sido, de resto, uma das medidas anunciadas na reunião mantida na sexta-feira entre Jorge Seguro Sanches e José Alberto Guerreiro, à semelhança da «continuação da ação de testagem à comunidade, reforço dos meios de segurança para ações de controlo e fiscalização, reforço dos profissionais de saúde (através dos meios do Exército Português) e reforço das ações da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho».

O Sul Informação tentou, sem sucesso, obter declarações do presidente da autarquia sobre esta matéria.

 
Sul Informação

 
 



inframoura
emarp

Também poderá gostar

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças