Afinal, Beja tem menos de 120 casos por 100 mil habitantes e deve seguir desconfinamento

Autarca Paulo Arsénio tinha alertado ainda ontem para «um erro de contagem»… que existiu mesmo

Afinal, Beja está abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes e vai seguir em frente no processo de desconfinamento. Depois de ontem ter sido anunciado, por António Costa, que o concelho ficaria na fase atual, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou já hoje, após um erro de cálculo, a taxa de incidência cumulativa.

De acordo com a DGS, de 31 de Março a 13 de Abril, as datas em apreço, a incidência cumulativa a 14 de dias foi de «107 casos por 100 mil habitantes» no concelho de Beja.

Ou seja: um valor abaixo do limite dos 120 e diferente do que ontem tinha sido anunciado pelo primeiro-ministro.

É que Beja, de acordo com o mapa apresentado por António Costa, era um dos sete concelhos (a par, por exemplo, de Albufeira e Alandroal) que continuava com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, o que faria com que não seguisse em frente no processo de desconfinamento, mantendo-se na atual fase.

Ao Sul Informação, Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, que tinha alertado, ainda ontem, para «um erro de contagem» do Governo, considerou que o seu concelho vai avançar «com toda a justiça» no processo de desconfinamento.

 

 

«Ficámos abaixo dos 120 casos nos últimos 14 dias. Vínhamos com 134 casos na quinzena anterior e, desta vez, conseguimos baixar. Desse ponto de vista, Beja vai avançar e no dia 19 os nossos operadores terão as mesmas oportunidades dos restantes», disse.

Estas são «boas notícias para Beja, para os pequenos e médios comerciantes e para a restauração, mas o município alerta para, sempre que frequentem estes espaços, as pessoas o façam com responsabilidade».

Assim, em Beja vão poder abrir todas as lojas e centros comerciais, os restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h00 nos fins de semana e feriados.

Também podem reabrir cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo, bem como as lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Passa a ser autorizada a prática de modalidades desportivas de médio risco, a atividade física ao ar livre até 6 pessoas, os eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 metros quadrados) e os casamentos e batizados com 25% da lotação.

 

 

 

Comentários

pub