Câmara de Serpa vai requalificar mercados do concelho

Objetivo é revitalizar e requalificar a rede de mercados locais integrando-a na oferta turística

A Câmara Municipal de Serpa vai requalificar os mercados do concelho, através da candidatura “Serpa, Mercados em Rede”, ao Programa Valorizar”. O primeiro mercado a ser intervencionado será o de Pias, num investimento previsto de 37 mil euros.

Segundo a autarquia, a obra «inclui a realização de trabalhos preparatórios, demolições, colocação de novos pavimentos e revestimentos de parede, reparação da cobertura, beneficiação dos portões, remodelação de redes elétricas e de águas, entre outras».

O edifício conta com uma zona de bancas tradicional, que serve o propósito da venda de peixe, legumes, fruta e outros produtos hortícolas, e uma zona de lojas destinada ao comércio e venda de bens alimentares, cuja requalificação tem como objetivo a melhoria das condições existentes, tanto a nível de conforto como a nível de higiene, e espera-se que a intervenção tenha a duração de cerca de dois meses.

Esta intervenção, bem como outras, «que se irão seguir nos Mercados Municipais» do concelho alentejano, surge na «sequência da vontade» da autarquia de Serpa em «requalificar estes espaços com dois objetivos».

Por um lado, a ideia também é garantir melhores «condições dos espaços» e, por outro, «dar a conhecer melhor estes mercados aos locais», mas também a visitantes, «com mais informação associada», revela o presidente do município serpense.

Nesse sentido, Tomé Pires explica que «os mercados irão ser temáticos» e «a cada um estará associado um produto», adiantando que, «por exemplo em Pias, o mercado irá ter associado o vinho».

«A ideia é por estes mercados no roteiro das pessoas que visitam o concelho de Serpa», frisa o autarca comunista, esclarecendo que as «pessoas que têm interesse pelos produtos associados ao território, irão poder ter mais informação nestes mercados, através de conteúdos expositivos e de um site», onde será disponibilizada «toda essa informação».

 

 

«Esta candidatura foi feita há mais de dois anos», recorda o presidente da Câmara de Serpa, acrescentando que «tudo indica que irá ser aprovada».

Dessa forma, indica que «não quisemos perder mais tempo», colocando «em prática estas intervenções que estavam no papel» e «foi isso que aconteceu na última reunião de Câmara com a aprovação do projeto do Mercado em Pias».

Tomé Pires refere que nas próximas reuniões da autarquia serão apresentados os projetos previstos para os restantes mercados do concelho, ou seja, Brinches, Vale de Vargo, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho.

 

 

A requalificação em causa está incluída numa candidatura mais ampla, ao Programa Valorizar, com o título “Serpa, Mercados em Rede”, cujo objetivo é requalificar e revitalizar a rede de mercados locais do concelho de Serpa, integrando-a na oferta turística do concelho, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/longo prazo.

O projeto “Serpa, Mercados em Rede” foi desenhado como forma de alavancar os mercados de proximidade e prevê a intervenção em duas vertentes distintas, mas complementares, que integram um conjunto de intervenções e ações, nomeadamente a reabilitação e também a revitalização e valorização com nova imagem gráfica dos mercados tradicionais do concelho de Serpa.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub