Barrancos vai ter Centro Interpretativo da sua língua única

Barranquenho é uma mistura de Português mais arcaico, com um Espanhol dotado do sotaque cantado da Andaluzia

O concurso público para a empreitada de reabilitação do edifício do antigo centro de saúde, destinado a instalar a Biblioteca Municipal e o Centro Interpretativo do Barranquenho, foi lançado na passada quinta-feira, dia 18 de Março, com a sua publicação em Diário da República, anunciou a Câmara Municipal de Barrancos.

O projeto passa pela reabilitação de uma casa senhorial do século XIX, permitindo «dar um espaço próprio e condigno à Biblioteca Municipal de Barrancos, tornando-a acessível a toda a comunidade», bem como «acolher o Centro Interpretativo do Barranquenho, espaço destinado à divulgação do património linguístico e cultural de Barrancos».

Esta intervenção é feita ao abrigo de uma candidatura ao Alentejo 2020, inserida na 3ª fase do Plano de Ação de Regeneração Urbana do Município de Barrancos, e financiada a 85% pelo FEDER.

O valor total ascende a 262.252,04 euros, correspondendo o investimento do Município a 39.337,81 euros.

O barranquenho é a língua falada pelos habitantes de Barrancos, um concelho situado na margem esquerda do Guadiana, paredes meias com Espanha. A língua é uma mistura de Português mais arcaico, com um Espanhol dotado do sotaque cantado da Andaluzia.

Porque faz parte do património imaterial e, no fundo, do modo de ser das gentes deste concelho, a Câmara Municipal quer agora trabalhar para que o barranquenho seja objeto de investigação, que leve à sua preservação. E para que venha a ser considerado, como o Português e o Mirandês, a terceira língua oficial de Portugal.

Oiça aqui cantar e falar barranquenho:

 
 

 
 



Comentários

pub