Vacinação contra a Covid-19 começa hoje em Moura e Beja

Moura é um dos três concelhos do distrito de Beja com risco Extremo de contágio

Depois de Aljustrel, é agora a vez da vacinação chegar aos concelhos de Moura e Beja. O processo estabelecido no quadro das orientações da task-force, que arranca, nesta quarta-feira, dia 24, prevê vacinar cerca de mil pessoas em Moura.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente da Câmara de Moura revela que o município tem dado apoio logístico ao Centro de Saúde, de forma a serem garantidas todas as condições do Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Gimnodesportivo da cidade.

Álvaro Azedo afirma que “o processo vai decorrer, nos próximos dias, com toda a naturalidade e sob orientação dos serviços do Centro de Saúde de Moura”.

O autarca revela que, durante o processo, serão vacinadas cerca de 80 pessoas, por dia, adiantando que existe a expetativa de, nesta fase, serem abrangidos 1000 utentes.

 

 

Álvaro Azedo realça que o Centro de Saúde “tem feito de tudo, no sentido de garantir que os utentes estão informados a tempo e horas” e o plano de vacinação diário será cumprido, assegurando que todas as pessoas incluídas, nesta fase da vacinação, irão ser contactadas pelas entidades competentes.

 

 

A Rádio Pax avançou também que a vacinação deverá igualmente começar hoje em Beja, onde também está tudo preparado, como o Sul Informação já deu conta.

Moura, juntamente com Aljustrel e Ferreira do Alentejo, é um dos três concelhos do distrito de Beja que constam da lista de 15 municípios, a nível nacional, em risco extremo de infeção da Covid-19.

Sobre esta matéria, o presidente da autarquia afirmou que, “desde março, passámos por momentos maus e Moura foi dos primeiros concelhos a passar por momento aflitivos” no início da pandemia, seguidos de outros “mais serenos”.

Prossegue dizendo que “os últimos dois meses têm sido muito preocupantes, muito associado aos surtos que surgiram em alguns lares”.

Neste contexto, o autarca sublinha “o trabalho extraordinário que as equipas dos Lares têm feito”, aliado “ao trabalho da maior importância e de proximidade que, quer o Centro de Saúde de Moura, quer a ULSBA e da autoridade de Saúde Pública têm vindo a desenvolver connosco”.

Álvaro Azedo destaca a redução “muito assinalável” dos números de casos no concelho, referindo que hoje “temos uma situação muito mais serena nos lares e na comunidade”.

“Este é um processo diário, com altos e baixos”, evidencia, clarificando que é um trabalho que “deve estar bem presente em cada um de nós, um trabalho duro, difícil que nos obriga a estar comprometidos”. “Haja uma ou haja 100 infeções, no concelho, o nível de compromisso com a comunidade é sempre igual”.

 

 

Questionado quanto à esperança que trará o início da vacinação contra a Covid-19o autarca diz que “o plano de vacinação é mais um instrumento para lidarmos com esta pandemia. Agora não podemos esquecer, por um único instante, que a vacinação não é tudo, é mais um meio para ultrapassar esta situação”, realçando a importância de todos continuarem vigilantes e de respeitar as regras de segurança.

 

 

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub