Serpa: Urgência do Hospital de S. Paulo reabriu hoje

Surto de Covid-19 que atingiu Serviço de Urgência começou na Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos

O Serviço de Urgência (SUA) do Hospital de São Paulo, em Serpa, reabriu esta segunda-feira, dia 15, às 8h00, retomando o horário “normal”, ou seja, 24 por dia.

O anúncio foi feito, na tarde de ontem, domingo, através de um comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, entidade gestora daquela Unidade Hospital.

De acordo com a mesma fonte, o surto de Covid-19 «está plenamente controlado» e, por isso, o SUA do Hospital de São Paulo reabrirá, a partir das 8h00 de segunda-feira, estando «assegurado o serviço 24h/24h».

O surto de Covid-19 que levou ao fecho da Urgência daquele hospital surgiu depois de ter sido detetado um foco de contágio na Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos, localizada no primeiro piso do edifício, que atingiu 15 doentes e 6 funcionários. Esse foco alastrou-se depois ao Serviço de Urgência, situação que acabou por determinar o seu encerramento, no dia 7 de Fevereiro.

Uma decisão muito criticada pela população e também pela Comissão de Utentes de Serviços Públicos de Serpa, assim como pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, que, durante a última semana, exigiram a reabertura imediata do SUA.

Segundo a nota da Misericórdia de Serpa, «a decisão de encerramento temporário do SUA» teve como «verdadeiro objetivo implementar medidas para que a segurança e confiança nos serviços» prestados «fossem assegurados».

Nesse sentido, a reabertura obedecerá a um conjunto de regras, nomeadamente, «implementação de circuitos e medidas, tendo em conta as orientações das entidades competentes, nomeadamente, do Controlo de Infeção, e após nova testagem de todos os colaboradores, garantindo, assim, que a reabertura do SUA do Hospital de São Paulo seja de total confiança e com a máxima segurança».

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa realça que, «para ultrapassar a situação», houve uma «estreita articulação e colaboração da Câmara Municipal de Serpa e da ULSBA».

António Sargento deixa ainda «uma palavra de reconhecimento pelo profissionalismo de todos os colaboradores da Misericórdia de Serpa, que, ao longo destes meses, com grande espírito de missão e enorme esforço pessoal, têm redobrado o seu empenho e a sua dedicação a esta enorme Instituição e a esta grande causa que é a de garantir a salvaguarda e a protecção de todos».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub