Fundação EDP ofereceu 50 computadores a alunos carenciados de Beja

Iniciativa EDP Solidária vai percorrer 9 agrupamentos de escolas, durante os próximos meses

Foto: Ana Teresa Alves|Sul Informação

São 50 computadores, que vão ajudar a criar «igualdade de oportunidades» para todos os alunos, e foram entregues, esta terça-feira, pela Fundação EDP, a meia centena de alunos de famílias carenciadas, que frequentam o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja.

A entrega aconteceu na Secundária Diogo de Gouveia, escola sede do agrupamento, que acolhe cerca de 2500 alunos dos quais 860, ou seja, um terço, estão referenciados, nos escalões A e B.

O agrupamento, que integra também a Escola Santiago Maior e a Escola de Santa Maria, faz parte do Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, por estar localizado num território socialmente e economicamente desfavorecido e foi o primeiro, a nível nacional, a receber esta ação solidária da Fundação EDP.

 

Foto: Ana Teresa Alves|Sul Informação

Com esta doação, os 50 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de ensino irão poder acompanhar as aulas à distância, tal como os seus colegas, até que a pandemia permita o regresso do ensino presencial.

Parte destes alunos, «não têm qualquer tipo de contacto com a escola, a não ser pelo papel» ou pelo telemóvel.

A iniciativa, que se realizou no âmbito do Programa EDP Solidária, uma das principais linhas privadas de investimento social em Portugal, contou com a presença de Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, José Eugénio, diretor do Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, e também estiveram presentes quatro alunos com os seus encarregados de educação.

«É importante que estes jovens continuem a ter acesso à escola», realçou Vera Pinto Pereira, destacando que «promover a igualdade de oportunidades», no que toca à capacitação digital do ensino, é o objetivo deste programa da Fundação EDP, que irá percorrer nove escolas do país, identificadas em colaboração com Ministério da Educação e que representa um investimento de 1 milhão de euros.

 

Vera Pinto Pereira – Foto: Ana Teresa Alves|Sul Informação

Esta verba irá permitir adquirir cerca de 3 mil computadores, com os quais se pretende apoiar o ensino de alunos em situação de vulnerabilidade económica e social, em particular, numa altura «em que subitamente tiveram todos que voltar para casa por tempo indeterminado», afirmou Vera Pinto Pereira.

O Sul Informação questionou a presidente da Fundação EDP sobre as outras escolas do sul do país abrangidas nesta ação.

Apesar de «não ter a lista de cabeça», Vera Pinto Pereira garantiu que «muitas escolas do Sul estão integradas no programa».

«O Sul do país é uma zona com muitas carências» e, nesse sentido, «temos que intervir», disse a responsável, adiantando que essa intervenção será feita «por ordem prioritária das escolas que têm maiores necessidades».

 

 

«Estes computadores vêm mitigar as carências da população que servimos», disse o presidente do Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, referindo que, apesar de «ainda não satisfazer as necessidades na totalidade, estamos imensamente gratos».

José Eugénio realçou que são «oportunidades gratificantes para quem dirige, para professores, para pais e, especialmente, para alunos», numa ação que promove a «diminuição de desigualdades».

 

 

«Não somos todos iguais, mas temos todos direito à igualdade de oportunidades», foi a mensagem vincada por Paulo Arsénio presidente da Câmara de Beja.

Contudo, continuam a existir alunos que continuam sem acesso à internet em casa.

O autarca explicou ao Sul Informação que essa situação está a tentar ser ultrapassada, na medida em que poderá haver alunos que possam ter esse acompanhamento nas próprias escolas.

Além disso, Paulo Arsénio avança que a Câmara de Beja está, em «negociações muito avançadas com a Altice», para que, brevemente, sejam
disponibilizadas um «conjunto significativo» de pens com ligação à internet aos alunos que mais precisam.

 

 

O Programa EDP Solidária foi criado em 2004 com o objetivo de apoiar projetos que melhoram a qualidade de vida de pessoas socialmente
desfavorecidas e de promover a integração de comunidades em risco de exclusão social.

Desde então, já apoiou a implementação ou manutenção de mais de 400 iniciativas nos setores da Inclusão Social e da Saúde, num investimento superior a 15 milhões de euros.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub