São 40 anos a defender o património de Mértola

A ADPM vai celebrar o seu aniversário em formato online, entre os dias 16 e 20 de Dezembro, nas suas redes sociais, em particular no Facebook

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) comemora esta quarta-feira, 16 de Dezembro, 40 anos de existência. «Trata-se de um marco importante de uma entidade que marcou, de forma inequívoca, o concelho», diz a associação. 

Como forma de assinalar esta data, a ADPM vai celebrar o seu aniversário em formato online, entre os dias 16 e 20 de Dezembro, nas suas redes sociais, em particular no Facebook.

A adoção do formato virtual prende-se com a situação pandémica, sendo que esta celebração será a oportunidade para revisitar alguns dos momentos mais emblemáticos da associação. Por estes dias, será ainda publicada uma edição da revista Al-gazarra, em que se relembram muitos destes momentos e em que também será possível conhecer o testemunho de gente que colaborou com a ADPM e não só. A revista será disponibilizada no concelho de Mértola em formato físico, e também estará disponível em formato digital nos próximos dias.

A ADPM é uma associação de desenvolvimento local, uma instituição de utilidade pública, uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental do Ambiente e uma Associação Privada sem fins lucrativos e de Solidariedade Social.

Esta associação tem à sua disposição uma equipa multidisciplinar que ajuda a desenvolver um trabalho intenso e abrangente.

Entre o trabalho dos últimos 40 anos, a ADPM salienta a criação do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), a sua intervenção no Ensino Superior, com 3 momentos importantes: coordenação do Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento Local/promoção e concretização, em Cabo Verde, dos primeiros doutoramentos em Turismo e Ciências Económicas e Empresariais (Gestão), e formação em Desenvolvimento Local para Professores na Universidade Pedagógica em Moçambique.

A ADPM também está há 20 anos em Monapo (Nampula, Moçambique), «realizando um trabalho, com parceiros locais, que mudou a face daquele território a vários níveis, não só na formação, capacitação e no associativismo, mas também na saúde, agricultura, nutrição, entre outros».

Além disto, a associação «integra três projetos LIFE, sendo coordenador do LIFE Montado-Adapt, projeto que tem sido alvo de reconhecimento nacional e internacional, entre muitas outras iniciativas e projetos».

 



Comentários

pub