Um grifo eletrocutado e dois desnutridos estão em tratamento no RIAS

Grifo ferido em Mértola foi transportado por vigilantes da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana

RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens recebeu três grifos (Gyps fulvus) em Outubro, apenas no espaço de uma semana. Dois deles, muito debilitados, foram encontrados no Algarve e o terceiro perto de Mértola, com sinais de eletrocussão.

Os dois grifos algarvios estavam debilitados e desnutridos. No RIAS, foi-lhes administrada uma solução multivitamínica e fornecido alimento adequado, que «ansiosamente devoraram».

Atualmente já se encontram nas instalações exteriores de 50 metros, onde poderão treinar o voo e recuperar a condição física.

Quanto ao terceiro grifo, foi encontrado imóvel em Alcaria Ruiva (concelho de Mértola), e transportado para o RIAS pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Durante o exame físico, foram observados sinais evidentes de eletrocussão com linhas de média/alta tensão – apresentava uma pequena queimadura numa das patas e um ferimento grande na asa esquerda, com tecido necrótico e presença de larvas, indicação de que a eletrocussão terá acontecido há pelo menos uma semana.

Administrada ivermectina (para eliminação das larvas) e feito o curativo, ficou em recuperação na sala de internamento do RIAS.

Decorridos alguns dias, de modo que a ave estabilizasse, foi então realizada a debridagem do ferimento, com a ave sob anestesia.

Este grifo está agora numa instalação interior do centro situado na Quinta de Marim, em Olhão, onde poderá ser vigiado de perto.

 

 

APOIE O RIAS

Se quiser ajudar o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens na sua missão, pode apadrinhar um animal em recuperação, pode ser voluntário, ajudar na angariação de materiais (alimentação, material clínico, de cozinha, de limpeza, informático) ou ainda fazer um donativo.

A sua ajuda será um apoio importante para a manutenção e melhoria do funcionamento do RIAS, que terá o maior gosto em manter os seus apoiantes informados acerca das atividades desenvolvidas no centro de recuperação, bem como de outros projetos nos quais o RIAS participe.

 

 



Comentários

pub