Protótipo experimental desenvolvido para o Museu de Mértola vai ser apresentado no sábado

Serão apresentados os primeiros resultados do projeto, mostrando o protótipo experimental desenvolvido para o Museu de Mértola

A “Jornada de apresentação do projeto LIMUS. O protótipo Mértola – Primeiros resultados” terá lugar presencialmente no Cineteatro Marques Duque, em Mértola, bem como online, no sábado, 28 de Novembro, entre as 10h00 e as 12h00, numa organização do Campo Arqueológico de Mértola.

O objetivo é apresentar ao público um avanço dos resultados do “Projeto LIMUS – Transferência tecnológica para o livre acesso a museus e espaços arqueológicos em Extremadura e Alentejo baseado em dispositivos móveis”, financiado pelo programa europeu transfronteiriço POPTEP (Interreg Espanha – Portugal 2014-2020), com recurso às verbas FEDER.

De modo mais específico, vai ser apresentada a aplicação da tecnologia LIMUS, ainda em fase de protótipo experimental, em Mértola.

Serão ainda apresentadas as outras atividades do projeto que se encontram em execução atualmente, nomeadamente, o Mapeamento de espaços museológicos da região EUROACE, a identificação das necessidades dos usuários e dos espaços museológicos, o desenho de conteúdos museológicos, a identificação das necessidades de acessibilidade integral nos espaços do projeto e a transferência da tecnologia LIMUS e a sua patenteabilidade.

Esta jornada é dirigida a decisores e técnicos na área da museografia do espaço EUROACE, a empresas interessadas em museografia e valorização do património, especialmente o arqueológico, e ao público geral interessado no tema.

O projeto LIMUS visa fornecer mais informação aos visitantes de museus e espaços arqueológicos do Alentejo e Extremadura, utilizando dispositivos móveis através de uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Universidade de Extremadura.

É também objetivo do projeto promover o turismo cultural transfronteiriço na região EUROACE e criar modelos de boas práticas na informação, comunicação e transferência da tecnologia aos cidadãos.

Na Jornada, serão apresentados os primeiros resultados do projeto, mostrando o protótipo experimental desenvolvido para o Museu de Mértola.

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Mértola.

 

O evento respeitará as regras da DGS. Dada a limitação de lugares, a organização solicita confirmação de presença ou participação online com a maior brevidade possível para o e-mail [email protected]

 

 


Comentários

pub