Do Alentejo a Taiwan, duas novas exposições no Centro de Artes de Sines

Exposições abrem ao público em geral no dia 25 de Novembro

O Centro de Artes de Sines apresenta, entre 24 de Novembro e 24 de Janeiro, duas novas exposições de fotografia: Alentejo Anamnesis, de Cabrita Nascimento, e Stages & Singers, de Shen Chao-Liang.

ALENTEJO ANAMNESIS | Cabrita Nascimento

As fotografias do projeto ALENTEJO ANAMNESIS pretendem ser, segundo o artista, “ensaios artísticos sobre as raízes mais profundas da natureza do nosso planeta” através do local onde habita, a região alentejana.

Inspirados no conceito platónico de anamnese, as fotografias constituem “uma rememoração gradativa”, através da qual o fotógrafo descobre dentro de si “as verdades essenciais e latentes” que remontam a um tempo anterior ao da sua existência empírica.

O objetivo do projeto consiste em “trazer à memória as raízes do tempo; moldado pelos “sapiens” que habitaram a terra alentejana, as árvores que sustentam essa terra, as rochas que a configuram, a água de vida que a ladeia; em todos os elementos essenciais que a transformam numa das regiões mais poéticas do planeta Terra”.

Uma exposição em que o Alentejo surge como “um possível início de vida na Terra, um lugar do futuro dessa mesma Terra, que tanto urge cuidar e preservar do instinto de morte e destruição () que por vezes caracteriza a nossa espécie.”

Cabrita Nascimento cursou iniciação à fotografia tendo 15 anos de idade, na Casa de Cultura da Juventude de Évora do FAOJ. Concluiu estudos de aperfeiçoamento e especialização à fotografia, com formadores franceses do CEMEA, no FAOJ do Porto e em Paris, ao abrigo dos acordos Luso-Franceses. Participou em formações em cinema e vídeo, licenciou-se em Sociologia e fez uma pós-graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural.

STAGES & SINGERS | Shen Chao-Liang

Com curadoria de Rui Prata, a exposição STAGES & SINGERS, do fotógrafo Shan Chao-Liang, dá a conhecer a cultura de cabaré em palcos móveis que se tem desenvolvido desde a década de 1970 em Taiwan.

“Naquela época,”, escreve Alejandro Castellote, “os atores eram convidados a entreter todos os tipos de celebrações, desde receções de casamento a cerimónias religiosas e funerais. Os proprietários dessas pequenas empresas familiares converteram os seus camiões e carrinhas em pequenos teatros móveis, com os quais se deslocavam pelo país.”

A decoração dos mais de 600 teatros ambulantes que existem em Taiwan “refletem tendências populares, do mais antigo ao mais moderno: personagens de histórias aos quadrinhos e animação, naves espaciais, cenas de filmes, ícones arquitetónicos e a iconografia de ponta de videojogos e discotecas”.

“A espetacularidade desses camiões-cenário”, prossegue Alejandro Castellote, “é reforçada com sofisticada tecnologia de som e programação de placas de luz, e as performances apresentadas incluem coreografias inspiradas nos mais famosos programas de TV e vídeo clips.”

A exposição STAGES & SINGERS é uma parceria entre o Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal e a Câmara Municipal de Sines.

As exposições têm início no dia 24 de Novembro, com um ato simbólico de inauguração, às 16h00, abrindo ao público em geral no dia seguinte, 25 de Novembro.

O Centro de Artes de Sines funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 11h00 às 17h00, salvaguardando-se a possibilidade de o horário de funcionamento sofrer alterações pelo contexto de pandemia que se atravessa.

 

 



Comentários

pub