Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Foi hoje lançado o concurso público para eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António, um dos últimos passos antes do avanço no terreno desta obra, que a Infraestruturas de Portugal estima que «esteja concluída no final de 2023».

Esta intervenção irá custar cerca de 23 milhões de euros e tem um prazo de execução de 23 meses.

O troço a eletrificar «com o sistema 25 kV/50Hz» tem uma extensão de 56 quilómetros. Entre as ações previstas estão «o rebaixamento da via, o alteamento de encontros de tabuleiros, estabilização de taludes, intervenções em sistemas de drenagens e intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros».

lagos eventos

Está, igualmente, prevista a construção da «nova Zona Neutra de Loulé (ZN de Loulé), a instalar ao km 322+800», bem como de «uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações».

Esta é a primeira fase da empreitada Eletrificação da Linha do Algarve, que também chegará ao Barlavento, mais precisamente ao troço entre Tunes e Lagos, concurso que será lançado «posteriormente», também no valor de 23 milhões de euros.

Este investimento visa «assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e vantagens relativamente à melhoria de qualidade do material circulante», ilustrou a IP.

Por outro lado, pretende-se «melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve» e «potenciar o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis».

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve, que está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, está integrado no programa de investimentos designado Ferrovia 2020.

«A eletrificação da Linha do Algarve compreende um investimento global de 65 milhões de euros, comparticipado pela UE, que engloba o desenvolvimento de Estudos e Projetos, a execução de duas empreitadas de eletrificação, a construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão e a ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes», segundo a empresa de capitais públicos responsável pela obra.

A execução de  empreitadas em ambos o troços a eletrificar «para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível» e «uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias», são outras ações previstas.

A empreitada que foi hoje para concurso «integrará a candidatura a submeter no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço Faro / Vila Real de Santo António”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de cerca de 85%».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



jf-quarteira
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - Discurso de Lídia Jorge nas comemorações do 10 de Junho em Lagos (na íntegra)

Discurso de Lídia Jorge nas comemorações do 10 de Junho em Lagos (na íntegra)

Sul Informação - O povo saiu à rua nas barragens de Odeleite e do Beliche

Praia fluvial de Odeleite é inaugurada «em meados de Julho»

Sul Informação - Festival F levou 34 mil à Vila Adentro de Faro e nova fórmula é para repetir

Concerto de Miguel Araújo encerra comemorações do Dia do Município em Castro Marim