58 utentes de lar de Beja transferidos para a base aérea

Instalações na BA11 estão preparadas desde Abril

58 das 97 utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetados com o novo coronavírus, estão este sábado a ser transferidos para a Base Aérea 11 (BA11), naquela cidade, anunciou o presidente da Câmara.

O autarca Paulo Arsénio explicou que a decisão de transferir os utentes foi tomada pelas autoridades de saúde locais e tem como objetivo «descongestionar o espaço» do lar, «que, aparentemente, tem pessoas em excesso».

A Base Aérea nº 11, acrescenta o edil bejense, «reúne excelentes condições para este efeito, na caserna preparada desde há meses, precisamente para uma situação deste tipo (covid positivos de ERPIs». As instalações da BA11 têm 70 camas e estão preparadas desde Abril.

No entanto, a divisão dos utentes por dois espaços – a Base Aérea n.⁰11 e a Mansão de São José – criou novos problemas, nomeadamente a necessidade de garantir pessoal em número suficiente para dar apoio a ambas as instalações.

O presidente da Câmara explica que «procurámos de imediato acionar todos os mecanismos que permitam assegurar a todas as pessoas, qualquer que seja o espaço em que fiquem, as refeições, os cuidados de higiene, médicos e de enfermagem que terão de ter ao longo das próximas semanas. Juntámos as soluções para a remoção de resíduos sólidos contaminados e de limpeza dos espaços».

No entanto, sublinha, «o mais importante foi também o mais difícil: contratar um número expressivo de trabalhadores que, quer na Base, quer no Lar, assegurem os cuidados a todas estas 86 pessoas (são 89, mas 3 estão no Hospital em condição estável), uma vez que da equipa da Mansão em princípio (última informação e sempre sujeita a alterações) apenas 1 das 13 pessoas com teste negativo deverá ir trabalhar».

Trata-se de «um esforço hercúleo de empenho para conseguir o que no mercado não está fácil», salienta Paulo Arsénio.

Para este sábado, está «confirmada a chegada a Beja dos primeiros 14 trabalhadores de substituição». Em conjunto com as Brigadas de Intervenção Rápidas da Cruz Vermelha Portuguesa acionadas pela Segurança Social, «podemos dar início a tudo o que há apenas 24 horas foi determinado pela autoridade de saúde pública da ULSBA, assegurando os cuidados necessários com os residentes que continuarão na Mansão, e que deverão ser 28, e os que seguirão para a Base Aérea n.⁹11», acrescenta o presidente da Câmara de Beja.

O surto de Covid-19 no lar Mansão de São José foi confirmado na quarta-feira, depois de 126 utentes e funcionários terem sido testados à presença do SARS-CoV-2 na sequência da confirmação de dois casos positivos, uma utente e uma funcionária.

A despistagem foi feita pelo Algarve Biomedical Center (ABC), que na quarta-feira confirmou mais 95 casos positivos, entre utentes e funcionários.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub