Testes a crianças da Creche de Ourique deram resultados negativos

Rotina de testagem periódica dos casos negativos vai manter-se

Imagem de arquivo – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Os testes de despistagem de Covid-19 realizados às 18 crianças da Creche de Ourique da Santa Casa da Misericórdia deram todos negativos, anunciou a Câmara deste concelho do Baixo Alentejo.

O Município explica que os testes foram feitos «na sequência da situação detetada no Lar de Santa Luzia e dos contactos realizados pelos infetados», tendo sido testadas as crianças que frequentam as salas onde anteriormente tinham sido detetados dois meninos que revelaram ser casos positivos.

Ainda durante o dia de ontem, foi feita uma desinfeção das salas e do equipamento da Creche de Ourique, o que, segundo revela a autarquia, permite a sua reabertura hoje, quarta-feira, para o regresso às atividades.

O Município de Ourique agradece «aos pais, aos profissionais e às entidades que agilizaram a realização dos testes, a disponibilidade para as deslocações e para o rápido processamento da triagem que é geradora de maior tranquilidade em relação à situação».

A autarquia salienta, porém, que «as rotinas de testagem dos casos negativos referenciados se vão manter por uma questão de monitorização da situação, que está sempre sujeita às características do vírus».

«É por isso que, pelo perfil do vírus e da persistência dos riscos gerais, importa manter a vigilância e sobretudo o rigoroso respeito pelas orientações das autoridades de saúde: uso de máscara, distância social, etiqueta respiratória e desinfeção/lavagem frequente das mãos», acrescenta.

«Este é um desafio permanente em que enfrentaremos sobressaltos e situações de emergência, mas em que cada um tem de dar o seu melhor para reduzir o risco de contágio individual e comunitário», diz o Município, acrescentando que, pela sua parte, «continuará a trabalhar na prevenção e na preparação de respostas perante o quadro pandémico».

O número de infetados associados ao surto de Covid-19 identificado no lar da aldeia de Santa Luzia, no concelho alentejano de Ourique, subiu no passado sábado, dia 19 de Setembro, para 43. O surto afeta utentes e funcionários do lar, tendo sido daí que partiu o contágio das duas crianças da creche, uma delas filha da diretora do lar.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub