Incêndio consumiu 2100 hectares e atingiu “coração” da reserva da biosfera em Castro Verde

Fogo tem consequências negativas, no habitat privilegiado da avifauna e nas explorações cerealíferas do concelho

António José Brito – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O incêndio de ontem atingiu uma área superior a 2.100 hectares, inteiramente no concelho de Castro Verde, no “coração” da Reserva da Biosfera, revela António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, num comunicado que acaba de ser enviado às redações.

O autarca salienta que «estamos perante uma situação muito grave, que acarreta consequências bastante negativas, no habitat privilegiado da avifauna e nas explorações cerealíferas do nosso concelho, com enormes prejuízos em várias explorações agrícolas que ficaram gravemente atingidas».

Face a esta situação, acrescenta António José Brito, «a Câmara Municipal irá acompanhar, com a maior proximidade, a evolução de todo quadro de consequências, em conjunto com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a LPN – Liga para a Proteção da Natureza, de modo a criar as melhores soluções para minimizar os graves prejuízos agora sofridos».

 

 

No seu comunicado, o autarca de Castro Verde lamenta «os ferimentos sofridos por dois bombeiros da corporação de Cuba, que ficaram gravemente atingidos», tendo sido transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, ambos em Lisboa.

 

 

Os restantes três bombeiros, com ferimentos ligeiros, foram assistidos localmente e encontram-se bem.

«A todos, particularmente aos dois Voluntários de Cuba, desejamos rápidas melhoras», diz o presidente da Câmara.

António José Brito acrescenta ainda que «graças à ação eficaz e muito competente de cerca de 165 operacionais, com o apoio de 60 veículos, o fogo foi dominado às 02h22 desta terça-feira, dia 14».

«A estes operacionais, particularmente aos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e a todas as restantes corporações presentes, mas também à GNR, INEM, Cruz Vermelha e Proteção Civil de Castro Verde, bem como às demais entidades e dezenas de cidadãos que ajudaram a combater o incêndio, o Município de Castro Verde agradece publicamente todo o importante e intenso trabalho desenvolvido».

 

Nota: RM Ana Mendes | Rádio Voz da Planície

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub