Abertura das Talhas vence final de Beja das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Final decorreu hoje

A abertura das Talhas, candidatura encabeçada pela Vidigueira, é a vencedora da final do distrito de Beja das 7 Maravilhas da Cultura Popular, passando às meias-finais do concurso. 

O anúncio acaba de ser feito na RTP1, que, ao longo do dia, dedicou a sua transmissão à final regional do distrito de Beja que se realizou em Cuba.

Esta candidatura bateu as outras seis a concurso: a viola campaniça, a pesca artesanal no Litoral Alentejano, o cante ao baldão com viola campaniça (Odemira), as botas alentejanas (Cuba), o Cante Alentejano (Serpa) e as talhas de Beringel (Beja).

«A tecnologia e o método de produção do vinho de talha e o seu milenar processo de vinificação representam uma herança cultural de enorme singularidade, que está presente em muitas comunidades vinhateiras do Alentejo, para a qual contribuíram sucessivas gerações de atores e intérpretes que souberam garantir a sua preservação e continuidade, o que permitiu assegurar a sua atual integridade cultural e tecnológica», diz a candidatura vencedora.

«Contudo, tratando-se de um processo que se manteve como uma herança familiar e de carácter particular, a compreensão da escala produtiva no concelho da Vidigueira em particular – e no Alentejo em geral – não foi ao longo dos tempos contabilizada não permitindo ter uma noção precisa do volume de produção anual em cada uma das comunidades vinhateiras. A importância do Vinho de Talha na Vidigueira assume uma preponderância especial, em virtude de se ter verificado continuidade produtiva do vinho de talha desde a época romana», acrescenta.

«As condições edafo-climáticas próprias dos territórios da Vidigueira, combinadas com os elementos culturais e tecnológicos que lhe estão associados fazem deste legado uma singular simbiose entre terroir, condições climáticas, diversidade de castas e património enológico que lhe conferem um valor universal excecional. O processo de vinificação manteve-se inalterado desde a antiguidade o que permitiu garantir a preservação de arquiteturas, recipientes, saberes e processos culturais que fazem da tecnologia e método de vinificação do vinho de talha uma íntima e estreita conjugação da civilização do vinho com a civilização do barro», conclui.

A abertura das talhas junta-se, assim, à Festa da Espiga (Salir) no lote de semifinalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)

Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub