O amianto será retirado de 9 escolas do Baixo Alentejo. A lista, publicada esta quarta-feira, 24 de Junho, em Diário da República, foi divulgada num despacho conjunto de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.
As 9 escolas estão divididas pelos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Beja, Ferreira do Alentejo, Mértola, Serpa e Odemira.
Começando por Aljustrel, a Escola Secundária desta localidade é uma das escolhidas. Em Almodôvar, por sua vez, é a Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho a fazer parte da lista.
Beja, capital de distrito, tem estes estabelecimentos escolhidos: as Básicas de Santiago Maior e Mário Beirão.
Passando para Ferreira do Alentejo, verá ser retirado o amianto da Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, algo que também acontecerá na Básica e Secundária de São Sebastião, em Mértola.
Quanto a Serpa, tem duas escolas na lista. Trata-se da Básica de Abade Correia da Serra e da Básica nº1 de Vila Nova de S. Bento.
Por fim, Odemira, a escolas contemplada é a Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, de São Teotónio.
Segundo despacho publicado em Diário da República, para continuar com a política de retirada do amianto das escolas foi «realizado pelo Governo, através das áreas governativas responsáveis pela educação e pela coesão territorial, em estreita colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Entidades Intermunicipais e Municípios, um exercício de diagnóstico e identificação das escolas públicas onde ainda se verifica a presença de coberturas constituídas por placas de fibrocimento com amianto na sua composição».
As obras serão suportadas pelos diferentes programas operacionais, tendo em conta o âmbito geográfico das intervenções.
No caso da região alentejana, serão suportadas pelo Alentejo2020.
Lista completa:
Aljustrel:
Escola Secundária de Aljustrel
Almodôvar:
Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho
Beja:
Escola Básica de Santiago Maior
Escola Básica Mário Beirão
Ferreira do Alentejo:
Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira
Mértola:
Escola Básica e Secundária de São Sebastião
Serpa:
Escola Básica de Abade Correia da Serra
Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento
Odemira:
Escola Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, São Teotónio
Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!
Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44