Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A associação SOS Oncológico, sediada em Lagoa, já distribuiu, desde finais de Março, 808 máscaras a doentes com cancro residentes em todo o país e mesmo no estrangeiro.

Maria João Santos, presidente da associação, disse ao Sul Informação que se trata de máscaras «produzidas por empresas certificadas pelo CITEVE», o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário que tem garantido a conformidade das máscaras produzidas com as normas.

«Os doentes oncológicos são um dos principais grupos de risco» da Covid-19, recorda aquela responsável, pelo que a associação se preocupou, desde o início da pandemia, em assegurar a maior segurança possível a essas pessoas.

recrutamento zoomarine 2025

As máscaras estão a ser enviadas aos doentes oncológicos, quer em Portugal Continental, quer nas Regiões Autónomas, e mesmo a pessoas emigradas no estrangeiro.

Vão também começar a ser disponibilizadas viseiras, enviadas pelo Grupo Nabeiro , destinadas sobretudo a «doentes com cancro no pulmão e aos cuidadores de acamados».

Há ainda uma entidade que se disponibilizou para entregar viseiras ao hospital de dia para doentes oncológicos do Hospital de Portimão.

 

Sul Informação
Maria João Santos, com a sua máscara

Para conseguir distribuir este equipamento, a SOS Oncológico conta com «o apoio de empresas de todo o país, mas sobretudo do Norte». A ajuda já chegou, por exemplo, do Grupo Nabeiro, da empresa Lameirinho Indústria Téxtil, de Guimarães, da Safemask One – Portugal, da Interfire – Serviço de Segurança & Primeiros Socorros, e do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, de Portimão. «Lamento dizer, mas pedimos apoio a empresas aqui do Algarve, sempre sem resultado».

Outro apoio importante tem sido o da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, que assegura as despesas do envio, por correio, das máscaras. «Trata-se de máscaras individuais, numa embalagem esterilizada, que enviamos por correio. A Junta paga as despesas do envio, o que é também uma grande ajuda para esta nossa tarefa», explicou Maria João Santos.

A associação tinha já pedido apoio aos CTT, que concedeu um desconto para o envio do material, mas aquela responsável considera que não era ainda suficiente. Por isso, é fundamental o apoio da autarquia.

As máscaras que estão a ser distribuídas são laváveis, podendo portanto ser reutilizadas. «Quando enviamos as proteções para os doentes identificados pela associação, seguem também instruções de uso e o alerta de que não são dispositivos médicos, bem como outras recomendações de acordo com as normas da Direção-Geral de Saúde.

Para pedir estas máscaras, basta entrar em contacto com a SOS Oncológico, através de mensagem na sua página de Facebook, a que se pode aceder clicando aqui.

 

Sul Informação
A máscara, em embalagem individual, com as instruções e recomendações que são enviadas em conjunto

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



recrutamento zoomarine 2025
emarp

Também poderá gostar

Olhao_mercados_cfs_1

“Mexer Contra o Cancro” é o tema da Caminhada/Corrida Solidária em Olhão

rastreio cancro pele cartaz '23|Rastreio Dermatológico

Castro Marim volta a promover rastreios gratuitos de doenças de pele

piquenique lagoa carvoeiro

Seniores de Lagoa e Carvoeiro juntaram-se em piquenique