Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Parlamento aprovou hoje o projeto de resolução do PAN – Pessoas-Animais-Natureza que recomenda ao Governo que avance com a construção do novo Hospital de Lagos, «enquanto infraestrutura de saúde de proximidade, com um planeamento adequado das suas valências futuras e integrado na rede de cuidados de saúde».

A iniciativa do PAN prende-se com o facto de os dados disponíveis apontarem para uma degradação dos cuidados de saúde no Algarve nos últimos anos.

O Hospital de Lagos, em concreto, tem sofrido a redução da sua capacidade de prestação de cuidados de saúde hospitalares às populações dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, bem como aos turistas nacionais e estrangeiros que visitam esta região.

vamos à vila 2025

Foram retirados serviços e valências, designadamente bloco operatório e maternidade, e reduzidos os recursos humanos e materiais, apesar dos insistentes e repetidos protestos públicos e tomadas de posição quer pela população, quer pelas autarquias locais que culminaram com a apresentação de uma Petição com o n.º 615/XIII/4 que, contando com mais de quatro mil assinaturas, solicita a adoção de medidas com vista à construção de uma nova unidade hospitalar.

De acordo como uma sondagem SIC/Expresso, de fevereiro, a crise do Serviço Nacional de Saúde (SNS) arrasta-se há demasiado tempo no Algarve, que se destaca como a região do país com uma avaliação mais negativa à qualidade dos serviços de saúde em Portugal: “Há escassez de especialistas, doentes encaminhados para Lisboa, extensões de saúde que fecharam, outras funcionam em dias alternados, há utentes que ficam meses há espera de consulta nos centros de saúde ou a ser encaminhados para as urgências hospitalares por não haver resposta local”.

Os dados do INE de 2019 confirmam que proporcionalmente morrem mais pessoas nos hospitais do Algarve que em qualquer outra região do país.

 

 

 


maozorra
teatro das figuras

Também poderá gostar

Daniel Viegas

Voto útil «comprometeu potencial de crescimento» da IL no Algarve

José Gusmão Loulé_2

José Gusmão assume derrota do BE no Algarve e está preocupado com «hegemonia» da direita

Saul Rosa|Saul-Rosa-PAN

Líder do PAN acredita que houve «transferência de votos para o Chega»