Castro Verde avança com 2ª edição do Orçamento Participativo

Para António José Brito, presidente da autarquia, «a 1ª edição ficou marcada por uma dinâmica extraordinária»

A 2ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde arranca já este mês de Maio, dando aos castrenses a possibilidade de proporem e decidirem as obras que querem ver realizadas no concelho.

A apresentação de propostas decorre de 15 de Maio a 30 de Junho e podem ser submetidas através da plataforma online aqui ou em papel através do preenchimento do formulário.

A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de 40 mil euros para as ações de 2021.

Espaço público, Espaços verdes, Higiene Urbana, Cultura e Desporto, Ação Social e Saúde, Educação e Juventude, Modernização Administrativa, Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade, Turismo e Desenvolvimento Económico, Ambiente, Segurança e Proteção Civil.

Estas são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes. O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho.

«A edição anterior do OP foi um sucesso, tendo, no final de todo o processo, um total de 450 cidadãos registados na plataforma online e 34 propostas apresentadas», diz a Câmara de Castro Marim.

Para António José Brito, presidente da autarquia, «a 1ª edição ficou marcada por uma dinâmica extraordinária bem patente na adesão popular, nomeadamente nas freguesias rurais, o que, para nós, foi bem revelador do impacto deste instrumento inovador na nossa comunidade».

«Por isso mesmo, o compromisso do atual executivo é dar continuidade a este projeto notável de cidadania participativa e envolvimento das pessoas na definição das políticas públicas municipais», conclui.

Comentários

pub