A Associação de Futebol do Algarve (AFA) manifestou, esta sexta-feira, 8 de Maio, a sua solidariedade com o Olhanense, que ficou excluído da subida à II Liga de futebol, e deu também os parabéns ao Farense pelo regresso à I Liga.
A AFA diz que, «de forma firme e coerente», está ao lado do Olhanense que «entendemos estar a ser prejudicado com a decisão menos feliz de todas aquelas que foram tomadas até agora pelas entidades competentes».
Em causa está o facto de os algarvios, que lideravam a série D do Campeonato de Portugal aquando do cancelamento das competições, terem sido excluídos da subida à II Liga de futebol.
Vizela (60) e Arouca (58). foram os clubes indicados por terem maior número de pontos. O Olhanense tinha 57.
A AFA diz compreender que «este é um período de resoluções difíceis e que, por isso, deverá existir um maior diálogo entre todas as partes envolvidas».
«Queremos claramente expressar que temos ainda a esperança de que o Governo permita a realização de um play-off na Cidade do Futebol entre as oito equipas primeiras classificadas nas respetivas séries do Campeonato de Portugal ou, em alternativa, entre as quatro líderes, de forma a apurar-se, dentro de campo, as duas coletividades a ascenderem à LigaPro (II Liga)», acrescenta.
Caso não seja possível esta realidade, a Associação de Futebol do Algarve defende «a ascensão dos clubes que se encontram na liderança das quatro séries, permitindo a subida do nosso filiado Sporting Clube Olhanense Futebol SAD e do Sport Clube Praiense, Futebol SAD – as duas únicas equipas das competições do futebol sénior português que se encontravam em primeiro lugar nas respetivas tabelas classificativas e que não foram promovidas».
Essa seria a maneira de reconhecer «a meritocracia».
«Continuaremos, com todo o empenho, a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudarmos a concretizar esse desfecho», garante a AFA.
No mesmo comunicado, a Associação de Futebol do Algarve dá os parabéns ao Farense «pelo objetivo alcançado» da subida à I Liga.
Um regresso, 18 anos depois, que é «símbolo do esforço, da dedicação e da seriedade de toda a estrutura, e que mais não é do que o coroar de um trajeto meritório ao longo de toda a época, escrevendo mais uma página de glória na honrosa história da instituição», considera a AFA.
A Associação de Futebol também deixa «uma palavra de motivação» para o Portimonense, da I Liga, «desejando que os jogos que ainda irão disputar sejam coroados de um sucesso retumbante, para que possam continuar, como até aqui têm feito, a honrar o Algarve na mais alta competição de futebol do nosso país».
Por fim, a AFA congratula o Moncarapachense pela subida ao Campeonato de Portugal, «estando certos de que se juntarão de forma brilhante ao contingente algarvio que tanto tem feito pelo prestígio do futebol do Algarve».