Aljustrel compra computadores e routers 4G para emprestar a alunos

Equipamento será recolhido quando voltarem as aulas presenciais e ficará ao serviço da comunidade escolar

A Câmara de Aljustrel comprou 130 computadores portáteis e 100 routers 4G para aceder à Internet para os emprestar «aos alunos do Agrupamento de Escolas de Aljustrel que não têm condições para acompanhar, em casa, o ensino à distância», por não terem equipamentos informáticos.

Depois de ter identificado as necessidades, a autarquia adquiriu o material e entregou-o ao Agrupamento de Escolas, que fica responsável pela «sua distribuição pelos alunos, numa lógica de empréstimo, enquanto decorrer o ano letivo e esta necessidade».

«Efetuará depois, numa outra fase, a recolha, quando tal intuito já não se verificar, colocando-os, como entender e através dos projetos que resolver preconizar, ao serviço de toda a comunidade educativa do concelho», explicou a Câmara de Aljustrel.

Com a aquisição e a cedência deste equipamento, a autarquia pretende «esbater as assimetrias existentes entre alunos, contribuindo para dar, dentro das suas possibilidades, as mesmas oportunidades a todos os estudantes, de modo a que possam desenvolver a atividade escolar em condições de equidade».

«O objetivo é que estas crianças e jovens possam assistir às aulas não presenciais, com equipamentos adequados ao contexto de ensino à distância. Mas também dar uma resposta positiva e útil e que possa perdurar para além do tempo em que decorrer esta pandemia, ficando o agrupamento de escolas apetrechado com este equipamento informático», reforçou a Câmara de Aljustrel.

A aquisição deste material informático foi confinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Comentários

pub