A Câmara de Ourique vai comprar 73 computadores portáteis e 43 routers de acesso à Internet que serão emprestados às crianças e jovens que não têm estes equipamentos em casa, essenciais para o 3º período escolar, em que não haverá aulas presenciais do 1º ao 10º ano.
O Conselho Municipal de Educação de Ourique teve uma reunião, esta quarta-feira, 15 de Abril, por videoconferência, para avaliar a situação do reinício de aulas, agora à distância, e identificar obstáculos e oportunidades.
O objetivo passa por «desenvolver iniciativas que contribuam para a continuação dos processos de aprendizagem das crianças e jovens, do apoio às famílias e do acompanhamento do esforço complementar desenvolvido pelos professores».
É aqui que surge, então, a medida tomada pela autarquia de comprar 73 computadores portáteis e 43 routers de acesso à internet com plafond, equipamentos que serão cedidos a título de empréstimo às crianças e jovens de que deles precisam.
«Este investimento municipal é um contributo decisivo para assegurar condições básicas de igualdade no acesso ao conhecimento no quadro da nossa comunidade educativa, depois do levantamento das necessidades», diz a Câmara de Ourique.
A autarquia, de resto, continua a fornecer as refeições diárias a alunos carenciados.