Mundo Rural voltou a estar no centro do debate em Alcoutim

Jornadas do Mundo Rural decorreram na sexta-feira e no sábado

O mundo rural voltou a rumar a Alcoutim, para debater os problemas, desafios e perspectivas de futuro dos territórios do interior, na sexta-feira e no sábado.

O Espaço Guadiana foi o palco das V Jornadas do Mundo Rural, organizadas em conjunto pela Câmara de Alcoutim e de Mértola, em colaboração com a associação Cumeadas, que «tiveram como principal objetivo o debate de problemáticas atuais no âmbito das áreas florestal e agrícola, através da participação de representantes de diversas entidades e de agentes individuais, que contribuíram de forma relevante para uma abordagem multidisciplinar das temáticas em discussão», segundo a Câmara alcouteneja.

Este evento, diz a autarquia, «decorre de uma visão de território integrada, que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois municípios enfrentam não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios».

Tendo isto em conta, ao longo dos dois dias os participantes nas Jornadas puderam assistiram às comunicações de técnicos, empresários e especialistas nas diversas áreas, organizados em quatro painéis com diferentes temáticas, além de participar nos vários debates.

O primeiro dia das jornadas teve como tema central a floresta, com enfoque na certificação florestal e no futuro. Os trabalhos do segundo dia tiveram como tema base a Agricultura, «e focaram-se, sobretudo, em matérias como os Produtos Endógenos – Medronho/Mel e a Valorização dos Produtos Locais – Circuitos Curtos».

A sessão de encerramento das Jornadas contou com a presença de Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, e de Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural «que sublinharam a importância destas Jornadas e da sua continuidade, como elemento valorativo na definição do futuro do sector primário enquadrado numa estratégia integrada de desenvolvimento local».

Comentários

pub