O Grupo HPA Saúde garante que o seu Hospital Particular de Gambelas «seguiu o protocolo» ao enviar para o Hospital de Faro um turista canadiano com fortes sintomas de estar infetado com o novo coronavírus.
O homem, que está desde ontem internado nos cuidados intensivos do Hospital de Faro com Covid-19, passou em unidades do Grupo HPA Saúde e foram estas unidades que alertaram as autoridades de saúde para a existência de um provável caso desta doença.
Este turista canadiano, de cerca de 60 anos, foi o sexto caso confirmado de Covid-19 no Algarve, anunciado no boletim desta manhã, como o Sul Informação deu conta e já confirmou junto da Direção Geral de Saúde.
Hoje, numa nota de esclarecimento enviada ao Sul Informação, o Grupo HPA Saúde admite que o homem em causa foi «efetivamente atendido numa das nossas clínicas e, devido aos sintomas apresentados, foi enviado de imediato para a nossa unidade hospitalar de Faro, o Hospital Particular de Gambelas».
«Aí foi novamente recolhida toda a informação necessária e realizados exames que diagnosticaram uma pneumonia intersticial bilateral, que apontava fortemente para um possível contágio por Covid-19».
Nessa altura, e ainda segundo a nota do Grupo HPA Saúde, «os profissionais do atendimento permanente do HPA Gambelas seguiram o protocolo da Direção Geral de Saúde, ligando à linha do apoio ao médico e à linha de Saúde 24, respeitando todas as orientações que lhe foram indicadas», ou seja, «que aguardassem pelo transporte do INEM e encaminhassem o doente para o hospital de referência do Algarve: o Hospital de Faro do CHUA». É aqui que o turista está internado, desde ontem.
Quanto aos profissionais de saúde que lidaram com homem, foram colocados em quarentena. «Os catorze colaboradores que contactaram com o doente estão em isolamento, conforme orientações do delegado de saúde, tendo os mesmos também efetuado as análises necessárias para o despiste do contágio, aguardando-se os resultados», esclareceu o Grupo HPA Saúde, em resposta a questões feitas pelo nosso jornal.
O Sul Informação sabe que também está em isolamento e a aguardar o resultado das análises a empregada que fazia a limpeza no apartamento onde o canadiano estava hospedado, num aparthotel em Albufeira.
O Grupo HPA Saúde conclui o seu esclarecimento sublinhando que «todos os seus profissionais estão empenhados em colaborar no esforço nacional de contenção da pandemia, adotando e respeitando todas as medidas de segurança e proteção para o seu controlo».
Quanto a este 6º caso confirmado de Covid-19 no Algarve, apesar de, num primeiro momento, ter sido avançado que o homem em causa era o «estrangeiro» que já aparecia no boletim de ontem de manhã, fonte da DGS disse hoje ao nosso jornal que essa designação se refere a um homem que «está internado num hospital do Norte do país». O turista canadiano conta como doente infetado no Algarve.