Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O Grupo HPA Saúde garante que o seu Hospital Particular de Gambelas «seguiu o protocolo» ao enviar para o Hospital de Faro um turista canadiano com fortes sintomas de estar infetado com o novo coronavírus.

O homem, que está desde ontem internado nos cuidados intensivos do Hospital de Faro com Covid-19, passou em unidades do Grupo HPA Saúde e foram estas unidades que alertaram as autoridades de saúde para a existência de um provável caso desta doença.

Este turista canadiano, de cerca de 60 anos, foi o sexto caso confirmado de Covid-19 no Algarve, anunciado no boletim desta manhã, como o Sul Informação deu conta e já confirmou junto da Direção Geral de Saúde.

Banner lateral albufeira

Hoje, numa nota de esclarecimento enviada ao Sul Informação, o Grupo HPA Saúde admite que o homem em causa foi «efetivamente atendido numa das nossas clínicas e, devido aos sintomas apresentados, foi enviado de imediato para a nossa unidade hospitalar de Faro, o Hospital Particular de Gambelas».

«Aí foi novamente recolhida toda a informação necessária e realizados exames que diagnosticaram uma pneumonia intersticial bilateral, que apontava fortemente para um possível contágio por Covid-19».

Nessa altura, e ainda segundo a nota do Grupo HPA Saúde, «os profissionais do atendimento permanente do HPA Gambelas seguiram o protocolo da Direção Geral de Saúde, ligando à linha do apoio ao médico e à linha de Saúde 24, respeitando todas as orientações que lhe foram indicadas», ou seja, «que aguardassem pelo transporte do INEM e encaminhassem o doente para o hospital de referência do Algarve: o Hospital de Faro do CHUA». É aqui que o turista está internado, desde ontem.

Quanto aos profissionais de saúde que lidaram com homem, foram colocados em quarentena. «Os catorze colaboradores que contactaram com o doente estão em isolamento, conforme orientações do delegado de saúde, tendo os mesmos também efetuado as análises necessárias para o despiste do contágio, aguardando-se os resultados», esclareceu o Grupo HPA Saúde, em resposta a questões feitas pelo nosso jornal.

O Sul Informação sabe que também está em isolamento e a aguardar o resultado das análises a empregada que fazia a limpeza no apartamento onde o canadiano estava hospedado, num aparthotel em Albufeira.

O Grupo HPA Saúde conclui o seu esclarecimento sublinhando que «todos os seus profissionais estão empenhados em colaborar no esforço nacional de contenção da pandemia, adotando e respeitando todas as medidas de segurança e proteção para o seu controlo».

Quanto a este 6º caso confirmado de Covid-19 no Algarve, apesar de, num primeiro momento, ter sido avançado que o homem em causa era o «estrangeiro» que já aparecia no boletim de ontem de manhã, fonte da DGS disse hoje ao nosso jornal que essa designação se refere a um homem que «está internado num hospital do Norte do país». O turista canadiano conta como doente infetado no Algarve.

lagos eventos
municipio de portimao

Também poderá gostar

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

Fogo do Oeste (1)

Aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence festival de cocktails

escola_liceu_faro_covid_19_inicio_aulas_fc-2

Greve da Função Pública na sexta-feira pode afetar educação, saúde, fisco e registos