Festival de Músicas do Mundo de Sines cancelado

A 22ª edição do festival foi adiada para Julho de 2021

FMM Sines 2019 – Foto: Mário Pires

Não haverá edição do Festival de Músicas do Mundo (FMM) em 2020. O anúncio foi feito hoje pela Câmara de Sines, organizadora do evento, que decidiu adiar o evento para o Verão de 2021.

«No contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), considera a organização não poder garantir que, nas datas previstas, entre 18 e 25 de Julho de 2020, estejam reunidas as condições sanitárias e logísticas necessárias para realizar a 22ª edição do festival», lê-se num comunicado da autarquia.

«Acresce que, tratando-se de um festival em recinto aberto, vivido nos centros urbanos de Sines e Porto Covo, o perigo de propagação do vírus seria redobrado», reforçou a Câmara de Sines.
Desta forma, a 22ª edição será adiada para «Julho de 2021».

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, sublinha que «o festival é assegurado, maioritariamente, por trabalhadores da autarquia, que nesta altura têm todas as suas energias direcionadas para o combate à pandemia».

«A opção da Câmara Municipal de Sines é a de empenhar-se o mais possível no combate à pandemia para que em 2021 o FMM possa realizar-se e regresse ao sucesso que todos lhe reconhecem», acrescentou o edil.

O presidente da Câmara faz ainda votos para que, tão cedo quanto possível, «o circuito da música ao vivo retome a sua pujança e os artistas e espectadores de todo o mundo voltem, sem ansiedade, a poder partilhar os momentos únicos que só a música proporciona».

Olhando para dentro do seu concelho, Nuno Mascarenhas diz que irá implementar «medidas que apoiem a recuperação económica local (associações, restaurantes, hotéis, pequeno comércio, artesãos e artistas locais), setores necessariamente afetados pela retração das atividades culturais e turísticas».

Serão disponibilizadas em breve informações sobre o reembolso dos bilhetes adquiridos para 2020.

O Festival Músicas do Mundo realiza-se no concelho de Sines desde 1999 e «é um festival de serviço público cultural».

«A programação do FMM abarca a largueza da world music e transcende as suas fronteiras. Abre-se à folk, ao jazz, à música alternativa e às músicas urbanas. Mais do que estritamente festival de world music ou música de raiz tradicional, o FMM Sines é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo», descreveu a Câmara.

O FMM Sines venceu o prémio EFFE Award 2017, atribuído pela European Festivals Association. Em 2019, foi galardoado nos Iberian Festival Awards com prémios nas categorias de Melhor Promoção Turística (Portugal e Espanha), Melhor Programa Cultural (Portugal) e Melhor Grande Festival (Portugal).

Comentários

pub