Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

As obras de ampliação da fábrica Montaraz, em Garvão, no concelho de Ourique, que foram inauguradas esta sexta-feira, dia 14, criaram 10 novos postos de trabalho e permitirão transformar cerca de 8 mil porcos pretos por ano.

A inauguração foi presidida pela ministra da Agricultura, que, acompanhada pelo presidente da Câmara de Ourique, visitou a fábrica, bem como uma exploração onde se cria o típico porco preto alentejano. Maria do Céu Albuquerque participou ainda numa sessão de auscultação dos agentes do setor agrícola no âmbito da Agenda da Inovação da Agricultura.

Em entrevista ao Sul Informação, o presidente da Câmara Marcelo Guerreiro salientou que «a Montaraz tem vindo a fazer um caminho de crescimento do qual temos vindo a ser parceiros. Inauguramos agora esta terceira fase de expansão da fábrica, o que é prova desse caminho de crescimento».

Banner lateral albufeira

«Apesar de a grande percentagem da produção de porco alentejano ser para exportação, nomeadamente para o mercado espanhol», Ourique também tem vindo a apostar cada vez mais na «fase de transformação».

 

Sul Informação

O autarca salientou ainda o «número de postos de trabalho significativo» criados quer pela Montaraz, quer por outras unidades mais pequenas de transformação do porco alentejano, existentes no seu concelho. Tudo isso, sublinhou Marcelo Guerreiro, «deixa-nos muito satisfeitos e com vontade de continuar e prosseguir trabalho de valorização do porco alentejano», que terá o seu ponto alto de 27 a 29 de Março, com mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.

Nesta terceira fase do projeto, que motivou um investimento de cerca de 800 mil euros, financiados pelo PDR 2020, a fábrica da Montaraz, em Garvão, aumentou a sua capacidade de transformação de porcos e produção de presuntos e paletas, passando agora a ter cinco mil metros quadrados.

A ampliação passou pela instalação de uma nova sala de fatiagem e embalagem de enchidos e presuntos, criando assim mais 10 postos de trabalho.

Segundo o autarca Marcelo Guerreiro, esta visita da ministra da Agricultura ao concelho de Ourique foi «oportunidade para mostrar o que de melhor se produz no Mundo Rural e a resiliência dos nossos agricultores, mas também para [lhe] fazer chegar as dificuldades e os desafios para o futuro».

 

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»

Sul Informação - Incêndio na Serra de Monchique foi extinto durante a madrugada

Fogo dominado no concelho de Aljustrel, 250 operacionais no terreno

Sul Informação - Dominado incêndio de Castro Marim

Fogo em Aljustrel continua com duas frentes ativas