Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Mértola volta a acolher o Festival da Túbera e a valorizar um recurso endógeno da região de Mértola, conhecido como a trufa alentejana, nos dias 21 e 22 de Março.

Esta será a segunda edição deste festival dedicado às túberas, também conhecidas por trufas brancas, «uma iguaria muito procurada nesta região» e que tem um número cada vez maior de apreciadores, segundo a Junta de Freguesia de Mértola, que organiza o evento.

«O seu aroma único e intenso faz com que sejam cozinhados sempre de modo simples. Com feijão, com arroz ou com ovos são as formas mais comuns de as confecionar», descreve.

são brás de alportel

 

Sul Informação

 

A Tenda Multiusos de Mértola foi o local escolhido para acolher o certame, que «dará a conhecer as diferentes formas de cozinhar a túbera».

Mais do que provar os petiscos, os visitantes terão a oportunidade de participar em workshops de apanha e confeção de túberas, promovidos pela Junta de Freguesia mertolense.

«O evento tem como objetivo promover a freguesia e as suas especificidades, valorizando os produtos tradicionais e o mundo rural», conclui a Junta de Freguesia de Mértola.

O nome científico das túberas brancas é Choiromyces gangliformis. Conforme a zona são chamadas túberas, tubras, criadilhas, batatilhas ou silarcas. Trata-se, na realidade, de fungos que crescem junto às raízes de alguns carvalhos, como o sobreiro. Não chegam a ter o aroma forte das trufas negras do Pèrigord (França), as mais famosas e caras do mundo, mas têm uma textura única e impossível de imitar.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Sul Informação - Festival do Perceve levou mais de sete mil pessoas a Vila do Bispo

Festival do Perceve levou mais de sete mil pessoas a Vila do Bispo

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»