Odemira na 5ª posição da Participação Pública no ranking das Câmaras Municipais na Internet

Odemira é o único município do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral entre os 50 melhores websites municipais

Odemira ocupa a 5ª posição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 na avaliação do critério “Participação” e a 26ª posição no citério “Serviços online” entre os 308 municípios portugueses.

No ranking global, Odemira ocupa a 35ª posição, tendo subido 60 posições desde 2012 e sendo o único município do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral entre os 50 melhores websites municipais.

O estudo analisa e regista as melhores práticas ao nível dos serviços e informação disponíveis nos websites.

Entre os 98 Municípios de Média Dimensão, Odemira ocupa a 2ª posição do critério “Participação”. O Critério da Participação visa avaliar o tipo e nível de participação e envolvimento que a Câmara oferece aos seus cidadãos e compreende oito indicadores, desde a disponibilização de canais de contacto direto que permitam a comunicação do cidadão com a Câmara, com os serviços municipais, com o Presidente ou vereadores, a presença do município nas redes sociais e áreas específicas dedicadas à transparência e outras iniciativas específicas como o orçamento participativo e a participação de ocorrências.

Para o cálculo global são avaliados e classificados os websites das 308 câmaras municipais, sendo criado um ranking global de presença na Internet das Câmaras. São também classificados de acordo com indicadores agrupados em quatro critérios: 1. Conteúdos: tipo e atualização; 2. Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; 3. Serviços online; 4. Participação. São ainda apresentadas análises segmentadas por dimensão (24 Municípios Grandes com mais de 100 mil habitantes, 98 Municípios Médios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes e 186 Municípios Pequenos com menos de 20 mil habitantes) e por grandes zonas (Ilhas-Litoral-Interior), por regiões NUTs II e por distrito.

A presença na Internet dos municípios portugueses tem vindo a ser objeto de estudo pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, desde 1999.

A 10ª edição apresenta os resultados correspondentes às avaliações efetuadas entre novembro de 2018 e maio de 2019 aos 308 sítios web das Câmaras Municipais portuguesas e conta com a participação da Unidade Operacional de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Comentários

pub