Governo anuncia reforço de 800 milhões para o orçamento da saúde

Medidas foram aprovadas em Conselho de Ministros

Créditos: Depositphotos

O Governo acaba de aprovar, em Conselho de Ministros, o reforço de 800 milhões de euros para o Orçamento da Saúde. O executivo de António Costa também quer contratar 8400 profissionais nos próximos dois anos. 

As medidas foram anunciadas esta quarta-feira, 11 de Dezembro, por Marta Temido, ministra da Saúde. Já ontem, no debate quinzenal, António Costa tinha prometido novidades para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em conferência de imprensa, a ministra explicou que estes 800 milhões serão destinados «à melhoria da capacidade assistencial».

Também foi aprovado um plano de investimento plurianual de 190 milhões. O objetivo é, neste caso, proceder à modernização e requalificação da rede de hospitais e centros de saúde.

Quanto à contratação de 8400 pessoas será para todos os grupos os profissionais. Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, explicou que o número representa «um aumento de 14% face ao ritmo de contratação anual da legislatura anterior».

O Conselho de Ministros aprovou, ainda, um reforço 100 milhões para pagamento por desmpenho a hospitais com Centros de Responsabilidade Integrados, com a reserva de 4 milhões para «prémios de aumento de produtividade» para as unidades de cuidados de saúde primários.

Por fim, o Governo também aprovou que os hospitais EPE – com natureza de entidade pública empresarial – ganhem, já a partir do próximo ano, uma maior autonomia, no que toca às contratações para substituições dos profissionais de saúde.

Os problemas da saúde no Algarve têm estado na ordem do dia.

Na passada quinta-feira, 5 de Dezembro, os chefes de cirurgia de Faro vieram a público dizer que vão deixar de fazer banco nas urgências a partir de dia 1 de Janeiro.

Seguiram-se, na sexta-feira, declarações de Marta Temido, ministra da Saúde, garantindo que «não há falta de médicos» no Algarve e que os problemas se devem a questões de organização do pessoal.

Comentários

pub