Navegabilidade do Guadiana até ao Pomarão concluída até final do mês

Desassoreamento do Guadiana e colocação de sinalética concluídos até final de Novembro

Foto: Hélder Santos|Sul Informação

Navegar em total segurança, a qualquer hora, desde a barra do Guadiana, em Vila Real de Santo António, até ao Pomarão vai ser possível dentro de poucas semanas.

As obras de desassoreamento e colocação de sinalética marítima do troço do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão estará concluída até final de Novembro, anunciou a Câmara de Mértola. Na prática, isto significa que será possível, muito em breve, navegar em segurança até esta pequena, mas emblemática, localidade mertolenese, de dia e de noite.

A informação sobre a data de conclusão da obra foi partilhada na reunião dos parceiros do projeto Guad 20 “Guadiana: Património Natural Navegável”, do Programa de Cooperação Interreg V-A Portugal-Espanha 2014-2020, que decorreu no dia 7 de Novembro, no Centro de Interpretação do Pomarão.

Estiveram presentes na reunião técnicos da DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o Instituto Hidrográfico de Portugal (IHPT]) e a Agencia Pública de Puertos de Andalucía (APPA), assim como os presidentes das Câmaras Municipais de Mértola e Alcoutim e a Alcaidesa de El Granado (Espanha).

«A próxima fase no restabelecimento das condições de navegabilidade no Guadiana será no troço exclusivamente nacional, entre Pomarão e Mértola», enquadrou a autarquia.

 

Comentários

pub