Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A poesia andou à solta em mais uma edição do Encontro Internacional Poesia a Sul, que decorreu em Olhão entre os dias 18 e 27.

Ao longo de dez dias, passaram em Olhão 73 poetas de 31 países, que deram a conhecer a sua obra e contactaram de perto com o público. Ao mesmo tempo, foi dado lugar a outras artes, nomeadamente à música e ao teatro.

Dois dos pontos altos desta iniciativa da Câmara de Olhão, que contou com o apoio do “365Algarve”, acontecerem, de resto, no Auditório Municipal de Olhão: o concerto dos Amar Guitarra e um recital dos grandes poetas de língua portuguesa “Vozes Poéticas da Lusofonia”, protagonizado pelo embaixador Lauro Moreira.

lagos eventos

Além da principal sala de espetáculos olhanense, forma muitos os espaços que acolheram o encontro, «com destaque para as escolas, os Mercados Municipais, a zona ribeirinha, o caíque Bom Sucesso, o centro histórico, a Biblioteca, o Museu, num evento que se “descentralizou” pelas freguesias e chegou à Ilha da Culatra, Beja e Sevilha».

A grande novidade desta 5ª edição do evento foi o lançamento da Coleção Autores Poesia a Sul. Os primeiros três volumes são dos autores Inma Luna, Chi Trung e Fernando Cabrita.

«Para a posteridade, ficam, também, os 57 bancos poéticos que, ao longo da Avenida da República, exibem excertos de poemas dos poetas convidados nesta edição de 2019, que convidam à descoberta das respetivas obras», acrescentou a autarquia olhanense.

Para António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão, este festival literário constitui «um motivo de imenso orgulho» e é, «acima de tudo, o resultado de um trabalho articulado entre todos os setores do município: Cultura, Educação, Comunicação, Manutenção, Contratação Pública e empresas municipais».

«Desde a 3ª edição que o apoio do Programa 365 Algarve tem sido um valioso suporte financeiro para o contínuo crescimento do Encontro, que tem vindo a consolidar Olhão como a capital internacional da poesia, enriquecendo a oferta cultural do Algarve fora da época alta, e de uma forma descentralizada», acredita o edil olhanense, que disse que «agora é tempo de fazer o balanço e começar a planear a edição de 2020».

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação e Câmara de Olhão

jf-quarteira

Também poderá gostar

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

guilherme d oliveira martins

Guilherme d’Oliveira Martins ofereceu mais 471 livros à Biblioteca de Loulé

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão