Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A gastronomia e a oferta cultural do Algarve estiveram em destaque numa ação promocional que a Região de Turismo do Algtarve promoveu no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.

Neste evento, que contou com mais de uma centena de convidados e representantes dos órgãos de comunicação social andaluza, foram apresentados o projeto gastronómico Algarve Cooking Vacations e a 4ª edição do programa cultural “365Algarve”.

Houve, igualmente, espaço para a degustação de gastronomia e vinhos regionais, em parceria com a Tertúlia Algarvia e com a Rota dos Vinhos do Algarve, e da doce laranja do Algarve, em parceria com a associação AlgarOrange. O acompanhamento musical ficou a cargo dos algarvios João Frade (acordeão) e Sara Afonso (voz) e do grupo de cantares serranos Moçoilas.

lagos eventos

«O Algarve tem muito a oferecer, além das suas praias. Queremos que o turista espanhol tenha vontade e motivos para nos visitar em qualquer época do ano, e a cultura e gastronomia são propostas que casam na perfeição», segundo João Fernandes, presidente da RTA.

 

Sul Informação

 

Tendo em conta que a ideia é trazer os nossos vizinhos andaluzes (também) nos meses fora da época alta, a RTA apostou forte na promoção do “365Algarve”, «uma intensa agenda de animação cultural, que arrancará em Outubro com mais de 400 eventos de teatro, música, arte ou dança», e que se prolonga até Maio.

«Esta edição do programa cultural integra diversas novidades, tais como o Festival de Comida Esquecida, com experiências culinárias em locais monumentais, ou a Out(In)Verno, que mistura oficinas de ciência, caminhadas encenadas e atividades artísticas tendo por cenário os encantos serranos», segundo a Região de Turismo do Algarve.

Na área da gastronomia e vinhos, a proposta apresentada foi o Algarve Cooking Vacations, «uma iniciativa que contempla sugestões de férias culinárias de 3 a 7 dias com alojamento e transporte incluídos, e experiências gastronómicas e enológicas baseadas nas receitas tradicionais e nos vinhos da região. Este programa foi já reconhecido como Melhor Projeto 2018 na categoria de Marca Internacional do Travel Food Awards».

 

Sul Informação

 

Para João Fernandes, esta ação promocional levada a cabo em Sevilha, «além de ser uma excelente oportunidade para dar a conhecer a oferta turística que a região tem ao dispor do turista ao longo de todo o ano, pretende reforçar a proximidade do destino com o mercado espanhol, fazendo com que o contributo positivo registado neste mercado emissor venha a ser cada vez mais relevante para o desempenho turístico do Algarve».

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, entre Janeiro e Julho foi assinalado um crescimento de 21,9% no número de hóspedes espanhóis, para um total de 229,9 mil hóspedes, e de 13,2% nas dormidas, para um total de 604,8 mil dormidas nos sete primeiros meses do ano.

A ação decorreu no âmbito da promoção no mercado interno alargado do destino turístico, «à semelhança das iniciativas de grande impacto promocional que antecederam a época alta do Verão, realizadas com grande sucesso na Embaixada de Portugal em Madrid, com o apoio da delegação do Turismo de Portugal, e, novamente, no Consulado Geral de Portugal em Sevilha.

festival do marisco de olhao
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

Movimento de passageiros no Aeroporto de Faro sobe 4% no primeiro trimestre

Aqualine CM

Parque aquático abandonado em Altura transforma-se em turismo rural

Young Receptionist Giving Room Keys To Customer

KIPT lança ferramenta digital de análise estratégica para o turismo