Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O alargamento da Feira da Dieta Mediterrânica para a zona da antiga lota de Tavira, junto ao Mercado da Ribeira, é a grande novidade da 7ª edição do certame, que vai decorrer entre 5 e 9 de Setembro no centro desta cidade.

Mais do que uma opção, esta expansão do recinto da feira é uma necessidade. E a culpa é do sucesso do evento, que leva a que sejam cada vez mais os produtores e artesãos que querem marcar presença.

Segundo revelou Artur Gregório, da associação In Loco, uma das (muitas) entidades organizadoras do evento e responsável por este setor, «a procura da parte dos produtores e artesãos é cada vez maior, porque eles acreditam no nosso modelo. Há pouco espaço para tanta procura, a lista de espera é enorme».

recrutamento zoomarine 2025

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, que pode ser encarada como a entidade que coordena a organização da feira, promete tentar «encontrar solução» para aqueles que querem estar presentes na feira, mas salienta que «o espaço público é limitado».

«Vamos tentar encontrar soluções, como a que encontrámos no ano passado, nas ruas do centro histórico, onde houve bancas aqui e ali. Mas nunca vamos deixar de respeitar a cidade, mantendo os equilíbrios», avisou o edil tavirense.

 

Sul Informação

 

De resto, os visitantes podem esperar uma feira na mesma linha das que a precederam, que «não é um festival de música, apesar de ter nomes sonantes», mas sim um certame que «reflete a importância regional da Dieta Mediterrânica» e que é «um marco de afirmação da nossa gastronomia, dos nossos valores e da convivialidade».

Mesmo com a ressalva feita pelo presidente da Câmara de Tavira quanto à natureza do festival, há que falar do cartaz musical, desde logo do espetáculo “Nação Valente”, que juntará Sérgio Godinho, Camané e Manuela Azevedo, na Praça da República. no dia 8 de Setembro.

Mas os referidos nomes sonantes não ficam por aqui, já que o cartaz conta ainda com Pedro Abrunhosa (dia 5), com a espanhola Silvia Perez Cruz (dia 6) e com a fadista Katia Guerreiro (dia 7), para mencionar apenas os artistas que vão atuar no palco principal, na Praça da República.

O presidente da Câmara de Tavira salienta, de resto, que «há muitas propostas culturais» e que, quem for à Feira da Dieta Mediterrânica, «terá sempre alguma coisa para fazer».

 

Sul Informação

 

O programa contará com uma componente ligada ao cancioneiro nacional, que levará à Praça da Convivialidade o Grupo Coral Cantadores do Desassossego de Beja, “As ceifeiras de Pias”, “As canteiras do Vale do Neiva”, o projeto de itinerância das “Nove Musas” da mitologia, bem como atuações de ranchos folclóricos e de grupos de música popular portuguesa.

Na mesma linha, há o regresso dos “Marenostrum” (dia 8), bem como oficinas de danças tradicionais mediterrânicas e a programação do “Fado com História”, no Largo da Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Na Igreja da Misericórdia, haverá concertos de Pedro Caldeira Cabral (dia 7), e “Segue-me à Capela” (dia 8 ). No largo da Igreja da Misericórdia, soará, no dia 7, o flamenco de “Anamarga”.

Na Igreja das Ondas, apresentar-se-ão “Setkedjé – música Mariana na Idade Média” (dia 5), “Evoéh – a magia na voz da mulher sefardita“ (dia 6), “Ensemble Andalus”, de Tetuán (dia 7), e “No mar não há marcos…”, trabalho multidisciplinar baseado na obra “Os Pescadores” de Raul Brandão (dia 8).

 

Sul Informação

 

Os visitantes poderão, igualmente, contar com a já mencionada zona de exposição e venda de produtores locais e artesãos das mais diversas áreas, bem como com uma área de restauração com quatro restaurantes e duas tasquinhas, junto ao castelo, como vem sendo hábito.

Será nesta zona que será instalado outro dos palcos da feira, o do Castelo, que receberá Monsieur Doumani (Chipre, dia 5), Asmaa Hamzaoui & Bnat Timbouktou (Marrocos, dia 6), Cüneyt Sepetçi & Orchestra Dolapdere (Turquia, dia7) e a Banda Adriatica (Itália, dia 8).

Destaque, ainda, para a área dedicada aos mais novos, com brincadeiras e espetáculos pensados para o público infantojuvenil, para as demonstrações gastronómicas no Mercado da Ribeira, a cargo da In Loco – que «no fundo, são aulas de cultura», segundo Artur Gregório – e para as visitas guiadas a diferentes pontos do concelho, nomeadamente à coleção de árvores fruteiras de variedades tradicionais da Direção Regional de Agricultura, em Tavira.

Há que contar, ainda, com a oferta que será proporcionada pelos demais parceiros da Feira da Dieta Mediterrânica, nomeadamente a Universidade do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a Região de Turismo, a Direção Regional de Cultura e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

O programa completo da Feira da Dieta Mediterrânica pode ser descarregado aqui (formato PDF)No site da Dieta Mediterrânica, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2013, tendo em Tavira a sua comunidade representativa, poder-se-ão seguir todas as novidades relativas ao certame.

recrutamento zoomarine 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Praca_Republica_Ponte Tavira

Tavira promove programa cultural para estimular a «experimentação, criação e partilha»

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro