Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Portugal, Espanha, França e, progressivamente os países da Europa Central e do Norte, irão registar valores muito elevados de temperatura, na próxima semana, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta subida da temperatura irá fazer-se sentir já a partir de segunda-feira, dia 22, no território do Continente, em especial nas regiões mais interiores.

Nestas regiões, a temperatura máxima atingirá valores de 40°C, ou próximos, em alguns locais, assim como em muitas regiões da parte Central e Sul de Espanha.

lagos eventos

Em França, os valores mais elevados da temperatura serão atingidos a partir do meio da semana, dia 24, prevendo-se valores máximos entre 35 e 40 °C em grande parte do território francês.

O IPMA explica que «esta subida da temperatura do ar deve-se à persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França – situação de bloqueio, e ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica».

Embora haja semelhanças entre esta situação meteorológica e aquela que originou a onda de calor na Europa no final de Junho, a previsão desta situação, para alcance de uma semana, evidencia uma situação de menor intensidade e de menor persistência do que a verificada no passado mês, acrescenta aquele Instituto.

jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas

Sul Informação - Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo

Alentejo sob aviso vermelho e Algarve a laranja devido ao calor que começará a diminuir

Sul Informação - DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!

DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!