Um canadiano, de 40 anos, caiu, este domingo, de uma altura de 20 metros, quando subia uma arriba, na Praia da Afurada, que não tem acesso por terra, no litoral de Lagoa. O homem sofreu vários traumatismos no corpo e nos membros e foi transportado para o hospital.
Segundo a Autoridade Marítima, a vítima «tinha descido a arriba, com cerca de 30 metros, juntamente com a mulher e, já durante a subida, a arriba cedeu, tendo o homem caído de uma altura de cerca de 20 metros».
O alerta foi dado pela mulher que, ao chegar ao topo da arriba, se dirigiu à praia dos Caneiros, que fica próxima, e alertou as autoridades.
O Capitão do Porto de Portimão mobilizou de imediato uma embarcação, e respetiva tripulação, da Estação Salva-vidas de Ferragudo, bem como o piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, que seguiu por terra.
A equipa do salva-vidas de Ferragudo, que chegou ao local pelas 14h50, imobilizou a vítima, «juntamente com os nadadores-salvadores da praia que se situa próximo desta e que, de canoa, se deslocaram para o local, prestando os primeiros socorros».
O homem foi transportado para a Estação Salva-vidas de Ferragudo, onde o aguardava uma ambulância, que o transportou, consciente, para o hospital, cerca das 15h10.
A Autoridade Marítima relembra que «as arribas são, por norma, instáveis e apresentam risco para as pessoas que se aproximam das mesmas, pelo que alerta uma vez mais a população para o cuidado a ter junto das arribas, evitando passeios no topo ou junto à base». E, ainda que não o recomendem de forma explícita, também não é aconselhável que as pessoas se arrisquem, escalando as falésias.