Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma viagem pelo mundo romano e música “Entre dois mundos” vão animar as Ruínas Romanas de Milreu, em Faro, e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, na sexta-feira e no domingo, dias 14 e 16, respetivamente.

Estas são mais duas iniciativas do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), que, à semelhança de todas as outras realizadas neste âmbito, são de entrada livre.

Na sexta-feira, às 18h00, o monumento situado na aldeia de Estoi vai acolher mais uma sessão do ciclo ciclo “Amatores in situ”. A palestra “Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média” será proferida por Paula Barata Dias (Professora da Universidade de Coimbra e Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Estudos Clássicos).

jf-quarteira

«No império romano tardio (sécs. IV-V), as viagens, por razões comerciais, religiosas ou pessoais, tornaram-se particularmente significativas, posto que, a breves passos se verificaria a incomunicabilidade entre as margens sul, norte, este e oeste do Mediterrâneo, fechando-se o ciclo do Mare Nostrum, que dura até aos dias de hoje. Nesta participação visitaremos alguns relatos – como a Descrição do Mundo e das Gentes (anónimo); A Peregrinação à Terra Santa (Egéria); e Narrativa do Regresso (Rutílio Namaciano), para demonstrar como o interesse e a curiosidade humanas pela diversidade se mantêm apesar de todas as contrariedades que as viagens em circunstâncias difíceis acarretam», segundo a DRCAlg, que organiza este ciclo em colaboração com a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

No domingo, às 16h00, a ação acontece na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, que irá ser palco do projeto “Entre dois mundos”, um duo de guitarra e violino, com performance.

Neste espetáculo estabelece-se «um diálogo entre a música e o teatro e que resulta de um desafio lançado pela cravista Elsa Mathei aos músicos do Conservatório de Artes de Lagoa e à classe de teatro da escola ESPAMOL (Lagoa) que irá permitir o cruzamento entre diferentes gerações com diferentes expetativas e vontades».

«Nesta relação interdisciplinar, o público é convidado a questionar a sua própria função enquanto espectador. Numa sociedade em que as regras e os códigos ditam o dia a dia, esta é uma viagem pelo “Artisticamente Obigatório” e pelo “Artisticamente Proibido”…», descreve a Direção Regional de Cultura.

O espetáculo “Entre dois mundos” integra o ciclo “Via.gen(E)s” da associação Artis XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa.

lagos eventos

Também poderá gostar

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro