Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

«O passado passou. Conto com todos vós. Agora, seguem-se dias de paz e para trabalhar só pela positiva, em prol de Castro Marim», acredita Francisco Amaral, que tomou hoje posse para um novo mandato na Câmara castro-marinense, desta vez com maioria.

O edil de Castro Marim ganhou as eleições intercalares de dia 2 de Junho, realizadas para escolher o executivo camarário que governará até às próximas Autárquicas, em 2021, e motivadas pelo próprio Francisco Amaral, que renunciou à presidência que havia ganho em 2017, sem maioria.

A aposta em forçar novas eleições, depois de um ano e meio em que não faltaram polémicas e guerras políticas em Castro Marim, revelou-se certeira para o presidente entretanto reeleito e para a coligação PSD/CDS-PP que o apoia.

recrutamento zoomarine 2025

Assim, a tomada de posse do executivo, esta terça-feira, foi bem diferente da de há cerca de ano e meio. É que desta vez Francisco Amaral conta com dois elementos da sua lista no executivo, Filomena Sintra, que já antes era a vice-presidente da Câmara, e Victor Rosa, que se estreia. O PS elegeu, novamente, dois elementos, Célia Brito, a cabeça-de-lista socialista nas últimas eleições, e Vera Martins – que até era o terceiro elemento da lista do PS, mas que entra no executivo em vez de Vítor Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim.

 

Sul Informação
Da esquerda para a direita: Victor Rosa (PSD/CDS-PP), Filomena Sintra (PSD/CDS-PP), Francisco Amaral (PSD/CDS-PP), Célia Brito (PS) e Vera Martins (PS)

 

O facto de liderar, a partir de agora, um executivo maioritário também levou a uma mudança de discurso, da parte de Francisco Amaral. «Passámos por um ano e meio muito difícil, em que, de algum modo, fomos boicotados na nossa ação. Penso que, com esta maioria absoluta, chegou a altura de vivermos num clima de paz e de tranquilidade e canalizarmos as nossa atenções para fazer aquilo que é necessário».

E o que não faltam são obras para fazer, algumas das quais «deviam ter sido feitas há décadas, como é o caso das de abastecimento de água e esgotos ao interior do concelho».

Esta é a grande prioridade de Francisco Amaral, mas há outras obras com as quais quer avançar rapidamente, como a revitalização «da rede de água da sede de concelho, que tem 60 anos e ruturas constantes», mas também o centro náutico da barragem de Odeleite, «que será um elemento de dinamização económica do interior do concelho».

Ciclovias que liguem a vila a diferentes lugares de interesse do concelho, Internet nas localidades do interior, a criação de um parque de autocaravanismo e de uma área empresarial são outros projetos na mente de Francisco Amaral.

 

Sul Informação

 

Muitas destas obras, acusou o edil castro-marinense, «só não estão já em curso porque a oposição não deixou. Este ano e meio foi para esquecer. Perdemos muito tempo em guerrilha e a defender-nos de ataques ferozes».

Apesar das críticas ao PS, Francisco Amaral também deixou claro o desejo de virar essa página. «Vamos pôr uma pedra em cima do que se passou. Não há ressentimentos e conto com a oposição para nos ajudar e dar ideias, que de certeza também serão válidas», acredita.

A este discurso apaziguador não será alheio o facto de, apesar de ter ganho a maioria na Câmara, a coligação PSD/CDS-PP “Castro Marim + Humano” continuar em minoria na Assembleia Municipal.

«Espero que a Assembleia Municipal compreenda a mensagem dada pelos castro-marinenses nas eleições. O diálogo e a procura de consensos são importantes, mas também são importantes as decisões, que devem ser tomadas por quem o povo escolheu», avisou Francisco Amaral.

 

Fotos: Rodrigo Damasceno

vamos à vila 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

AD

Cristóvão Norte sublinha vitória da AD em cinco concelhos algarvios

Vista aérea de São Brás de Alportel

AD vence em São Brás de Alportel, Chega é segundo

castro marim (11)

Chega vence em Castro Marim, AD é a 2ª força mais votada